Geral

Santa Rosa realiza 460 cirurgias de catarata em dez dias

Atendimentos do programa “Agora Tem Especialistas” ocorrem em carretas do Ministério da Saúde e contemplam pacientes de 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde

Publicado em 18/08/2026 14h20 - Atualizado há 3 horas - 1 min de leitura
Carretas do Ministério da Saúde estão instaladas no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. /Foto: Divulgação Ministério da Saúde

Quatrocentas e sessenta cirurgias de catarata foram realizadas em dez dias em Santa Rosa por meio do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Os procedimentos ocorrem nas carretas instaladas no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson e são voltados a pacientes de 22 municípios abrangidos pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo a representante do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste Silva, as estruturas permanecem, em geral, por 45 dias em cada município. O período pode ser ampliado conforme a demanda.

Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto, ela destacou que os atendimentos no local são oriundos de encaminhamentos pela unidade básica de saúde, conforme a necessidade identificada.

A expectativa da Fundação Municipal da Saúde (Fumssar) é reduzir a fila regional de cirurgias oftalmológicas, estimada em cerca de 2 mil pacientes. Desse total, aproximadamente 300 são moradores de Santa Rosa.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas
Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO