Blog Conecta 97
Blog Conecta 97
Conecta 97



Geral

Conecta Educação

Publicado em 19/09/2019 09h29 - Atualizado há 7 meses - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

A segunda década do Séc. XXI é marcada - no campo da Educação - pela busca de novas alternativas aos modelos clássicos que, por ora, ainda dominam o cenário de escolas e Universidades. Dessa forma, é possível afirmar que experimentamos um período de transição. Sabemos que o atual modelo não se sustenta; não temos, entretanto, convicção acerca do modelo ou, dos modelos, que podem ser a nova referência. À essas citadas incertezas se somam as inquietações trazidas pelas radicais transformações tecnológicas. Inteligência Artificial, robotização, Internet das Coisas, biotecnologia, nanotecnologia, entre outras possibilidades, são novas dimensões que surgem e reconfiguram a realidade das profissões e da própria sociedade. 

Nesse sentido, algumas habilidades e competências já são plenamente aceitas como determinantes para uma caminhada de sucesso. Autoconhecimento, empatia, capacidade de relacionamento, cooperação, pensamento crítico, conhecimento técnico amplo, visão sistêmica e criatividade são algumas das condições entendidas como necessárias ao desenvolvimento humano e profissional. Efetivamente, o conjunto dessas habilidades conduz à uma visão de mundo proativa, questionadora
e inovadora. Pode ser esse o amálgama que possibilita o surgimento da atitude empreendedora e, por conseguinte, de novos negócios e empresas. O trabalho desenvolvido pelo Conecta Educação, programa da Agência de Desenvolvimento, caminha nessa direção. A tecnologia não é tratada pelo como um fim; é um meio que gera cultura colaborativa, engajamento, criticidade e, ao final, atitude e cocriação. 

Na visão da Agência de Desenvolvimento os resultados alcançados pelo programa já aparecem, tal como nas novas alianças/parceiros que se constituíram ao longo dos últimos meses. Contudo, é no futuro de médio e longo prazo que os efeitos irão mostrar-se com mais força. Os novos empreendedores, bem como produtos e serviços inovadores que irão melhorar a sociedade, podem ter como origem o movimento que hoje acontece dentro das Escolas. É o nosso desejo e esperança; mas é, também, a certeza de que a transformação está em curso.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog


Top Vídeos

:: assista aos destaques

Atividades das Escolas Estaduais em tempos de Covid-19

Beatriz Cancian Milbradt - Coordenadora da 17ª CRE, fala sobre a reestruturação e maneira de trabalho das escolas estaduais, diante da pandemia do novo coronavírus.

há 2 horas


Mulheres Inspiradoras

há 3 horas


Três meses da unidade coronavírus no Hospital Dom Bosco

ontem