Blog Conecta 97
Blog Conecta 97
Conecta 97



Cuidados físicos para empreendedores

Publicado em 04/10/2019 10h24 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

Hoje não é novidade afirmar que a saúde física e mental dos empreendedores é bombardeada constantemente por hábitos sedentários e estresse. Existe certa consciência do quão necessários são os cuidados em relação a postura corporal, fortalecimento muscular, respiração adequada, alimentação e assim por diante. 

Nesta quinta-feira, às 16h, no Conecta 97, Paulo Severo e Facundo Nuñez receberam no estúdio da Guaíra FM os profissionais convidados, Juliano Tizott da Silva (Osteopata), Pedro Henrique de Souza (Fisioterapeuta) e David de Oliveira Júnior (Prof. De Yoga), para debater sobre os cuidados físicos para o empreendedor.

Para acompanhar o programa sintonize 97.7 no dial do seu rádio, para ouvir os programas anteriores acesse www.radioguairafm.com.br ou acompanhe pelas redes sociais Radio Guaíra FM. 

Falemos sobre Postura Corporal

Na literatura o conceito de Postura Corporal (PC) é abordado por diversos autores como o posicionamento dos segmentos corporais no espaço, dependente dos reflexos miotático, labiríntico, epitelial e visual para que haja a menor sobrecarga possível no indivíduo, evitando mecanismos de fadiga. A PC também está relacionada às adaptações neurais e musculoesqueléticas durante os movimentos, fragmentando a definição em Postura Corporal Estática (PCE) e Postura Corporal Dinâmica (PCD).

O desenvolvimento neuropsicomotor e o processo evolutivo da espécie humana são determinantes de suas características posturais, contribuindo para a posição bípede, que se opõe à força gravitacional.

Entre os fatores que desencadeiam alterações posturais, que muitas vezes apresentam características irreversíveis, destacam-se posicionamentos incorretos, além da alta sobrecarga no ambiente de trabalho e durante as atividades domiciliares, uma vez que as posturas ideais para execução das tarefas normalmente não são respeitadas. Os indivíduos que são submetidos a uma sobrecarga superior ao limite de sua massa corporal e que não seguem os critérios de ergonomia podem sofrer lesões graves. 

Então, quais são as atividades físicas que auxiliam na postura corporal?

Como a postura é dependente de uma abordagem biopsicossocial, a equipe interdisciplinar se faz necessária para corrigir todas as injúrias e problemas relacionados a este aspecto. Não há eficácia em um tratamento exclusivamente farmacológico ou cinesioterapêutico. O importante é que os profissionais de saúde ajam em todos os fatores envolvidos com a postura corporal na busca por resultados satisfatórios.

  • Yoga - Técnica que envolve flexibilidade, equilíbrio e concentração. As posturas adotadas neste procedimento são capazes de mobilizar grande parte das articulações, estimulando a produção do líquido sinovial e proporcionando relaxamento muscular. Haja vista a necessidade de atenção por parte do aluno/paciente a cada detalhe dos movimentos executados, as sessões podem promover um aumento da propriocepção e do equilíbrio, que por sua vez são essenciais para manutenção de uma boa postura corporal.
  • Pilates - Joseph Humbertus Pilates, idealizador do método, uniu diversas modalidades esportivas e de tratamento para elaboração dos exercícios e dos princípios básicos a serem seguidos durante a sua execução. Além de todas as características da Yoga, o Método Pilates ainda conta com uma contração isométrica do “core”, que é responsável por aumentar ainda mais a qualidade da PCE e PCD.
  • Reeducação Postural Global - Técnica elaborada por Philippe Emmanuel Souchard, engloba posturas que trabalham as cadeias musculares, com intuito de promover o equilíbrio de fáscias e curva comprimento-tensão. Parte do princípio de que um músculo com encurtamento cria compensações em músculos de outras áreas.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 12 horas

27/03/2024

há 24 horas

Ponto e Contraponto - 26/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 12 horas

27/03/2024

há 24 horas

Ponto e Contraponto - 26/03/2024

há 2 dias

Menos de 30% das empresas conseguem realizar uma sucessão familiar com êxito

há 3 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 2 dias