Médico é condenado a 26 anos por abusar de pacientes no Noroeste do RS
Ginecologista foi condenado por cometer crimes contra sete mulheres durante consultas entre 2011 e 2021, em Ijuí. O réu foi preso preventivamente após a condenação. Ainda cabe recurso.
Publicado em 02/04/2026 11h00 - Atualizado há 6 horas - 2 min de leitura
Um médico ginecologista de 72 anos foi condenado a 26 anos e 10 meses de prisão por violação sexual mediante fraude contra sete pacientes em Ijuí, no Noroeste do RS. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (1º) pela Justiça do Rio Grande do Sul. Ainda cabe recurso.
O réu, identificado como Olinto Paz da Costa, foi preso preventivamente após a condenação e encaminhado à Penitenciária Estadual Modulada de Ijuí. A pena deverá ser cumprida em regime inicial fechado.
De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, os abusos ocorreram entre 2011 e 2021 durante consultas e procedimentos ginecológicos. Segundo a denúncia, o médico se aproveitou da posição de autoridade e da confiança das pacientes para cometer atos libidinosos, simulando exames médicos.
A Justiça entendeu que as vítimas foram induzidas a erro por meio de fraude, já que acreditavam estar passando por procedimentos legítimos.
A sentença foi proferida pelo juiz Eduardo Giovelli, da 2ª Vara Criminal da região. Na decisão, o magistrado apontou que os atos tinham finalidade sexual e não correspondiam a práticas médicas, destacando o uso de linguagem técnica para mascarar os abusos.
Além da condenação, o médico ainda responde a outras duas ações penais por crimes semelhantes, que seguem em tramitação.
A defesa afirmou que recebeu com surpresa a prisão imediata e contestará a medida.