Trânsito

Passeios de patinete elétrico são gratuitos neste domingo para testar aplicativo

Projeto experimental oferece 16 pontos de retirada e devolução pela cidade, com passeios gratuitos neste domingo para incentivar moradores a conhecerem o novo sistema de mobilidade.

Publicado em 15/03/2026 10h19 - Atualizado há 22 horas - 2 min de leitura
O uso de equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, é recomendado aos usuários, embora não seja obrigatório. /Foto: Divulgação

A cidade de Santa Rosa, RS passou a contar, a partir deste sábado (14), com um serviço de patinetes elétricos compartilhados. A iniciativa é da empresa Scoot Way em parceria com o Departamento Municipal de Turismo e Eventos de Santa Rosa e está sendo implantada em caráter experimental.

Como forma de incentivar a comunidade a conhecer o sistema, neste domingo (15) os passeios serão gratuitos, permitindo que moradores experimentem o aplicativo e o funcionamento dos equipamentos. Para participar, basta ir até o ponto físico de retirada instalado no Tape Porã.

Na fase inicial do projeto, foram definidos 16 pontos de retirada e devolução dos patinetes distribuídos pela cidade. Diferentemente de outras localidades, onde o equipamento pode ser deixado em qualquer lugar, em Santa Rosa a devolução deve ser feita nos locais específicos indicados no aplicativo da empresa. Alguns desses espaços também receberam sinalização física com a marca da empresa, como na Praça da Bandeira, na Praça da Independência, na chamada rótula alemã e no Tape Porã.

O acesso ao serviço ocorre por meio de aplicativo disponível para smartphones. Após realizar o cadastro, o usuário pode localizar o patinete no mapa, desbloquear o equipamento por meio de um QR Code e iniciar o trajeto. Normalmente, o pagamento pode ser feito por Pix ou cartão de crédito, com taxa de desbloqueio de R$ 2,99 e cobrança de R$ 0,89 por minuto de uso.

De acordo com o responsável pelo projeto, Jonathan Aresso os equipamentos possuem controle de velocidade por questões de segurança. Em horários de maior movimento, o limite será de 15 km/h, podendo chegar a 20 km/h fora dos períodos de pico, conforme definição automática da plataforma.

O uso de equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, é recomendado aos usuários, embora não seja obrigatório.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas
NTV

Vídeos recomendados

Eduardo Leite busca apoio de eleitores de Lula e Bolsonaro

há 5 dias

“Qualquer dia alguém invade a gente”, diz Lula

há 7 dias

Homem escapa da morte após falha de elevador na Índia

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

Eduardo Leite busca apoio de eleitores de Lula e Bolsonaro

há 5 dias

“Qualquer dia alguém invade a gente”, diz Lula

há 7 dias

Homem escapa da morte após falha de elevador na Índia

há 2 semanas

Lula diz que PT acabou com fome no Brasil duas vezes e deu exemplo ao mundo

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO