Região de Santa Rosa se mobiliza para Festival de Pratos Derivados de Soja
Seletivas municipais já ocorrem e devem reunir mais de 100 receitas durante a Fenasoja 2026.
Publicado em 13/03/2026 17h00 - Atualizado há 3 dias - 2 min de leitura
Municípios da região de Santa Rosa iniciaram as seletivas e os preparativos para o Festival de Pratos Derivados de Soja, que integra a programação da Fenasoja 2026. A iniciativa deve reunir representantes de 45 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões e apresentar mais de 100 receitas que utilizam soja na composição. A etapa regional está prevista para ocorrer no dia 5 de maio de 2026.
As seletivas municipais seguem sendo realizadas em diferentes cidades. Em Porto Xavier, o município será representado pelo Bolo Mesclado de Soja, elaborado pelo grupo de senhoras e jovens Sempre Unidas, da localidade de Rincão Comprido, e pela Torta Fria de Proteína de Soja, preparada pelo grupo Realizando Sonhos, da Linha Dupla. O concurso municipal foi promovido pela Emater/RS-Ascar e reuniu participantes às margens do Rio Uruguai.
Já em Santo Antônio das Missões, a seleção ocorreu durante o Fórum da Mulher, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O município será representado pelo Strogonoff de Proteína de Soja, elaborado por Alessandra Almeida; pelo Bolinho de Soja com Ricota, produzido pela Agroindústria Santo Sabor; e pelo Bolo Doce de Proteína de Soja, desenvolvido por Neli Carnelute da Veiga.
O festival regional é promovido pela Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2026 em parceria com a Emater/RS-Ascar, além de entidades como Coopermil, Cotrirosa e Instituto Federal Farroupilha.
De acordo com a presidente da comissão e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, nesta edição o festival será dividido em três categorias: pratos doces, salgados e produtos de agroindústrias. A proposta é incentivar receitas típicas que representem a cultura alimentar dos municípios, adaptadas com derivados de soja.