Fenasoja 2024

Municípios se mobilizam para o Festival Regional de Pratos Derivados de Soja

Mais de 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões estarão representados no 5º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, atrativo que já se tornou referência na Fenasoja.

Publicado em 19/03/2024 16h57 - Atualizado há um mês - de leitura
As seletivas municipais para o Festival, que será realizado no dia 21 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa, iniciaram em novembro de 2023 e se intensificaram em março deste ano /Foto: Divulgação

Mais de 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões estarão representados no 5º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, atrativo que já se tornou referência na Feira Nacional da Soja (Fenasoja). As seletivas municipais para o Festival, que será realizado no dia 21 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa, iniciaram em novembro de 2023 e se intensificaram em março deste ano. Na última semana, por exemplo, Entre-Ijuís e Cândido Godói escolheram os pratos que irão representar os municípios durante a Feira.

Mais de 250 pessoas participaram do 1º Festival Municipal de Pratos de Soja (Feprasoja), evento que mobilizou as comunidades de Entre-Ijuís no domingo (17/03), junto ao salão comunitário de Esquina Gaúcha. No município, a iniciativa da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com o engajamento da Prefeitura, da Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Agricultura de Entre-Ijuís, Igreja Luterana de Esquina Gaúcha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com diversos apoiadores locais. Além de atividades de integração da comunidade, o público acompanhou a palestra Os Caminhos da Soja, com destaque para a história da soja, conduzida pelo pastor Elemar Frederico Reus, da Igreja Luterana.

Participaram da fase municipal em Entre-Ijuís 23 pratos, sendo escolhidos pelos jurados na Categoria Doce o bolo sensação de soja, elaborado por Taísa Iske; na Categoria Salgado, salada com picadinho de proteína de soja, feito por Neldi e Márcia Kusler, assim como a linguiça elaborada pela agroindústria local, Charcutaria Zweigle.

A seletiva do município de Cândido Godói foi realizada na quinta-feira (14), com a participação de representantes dos Núcleos do Lar e integrantes da Associação Municipal de Mulheres Rurais (AMMUR), assistidos pela Emater/RS-Ascar no município. Apoiaram a iniciativa a Administração Municipal e o Instituto Estadual Cristo Redentor. Na oportunidade, as participantes acompanharam palestra sobre a relação da alimentação diversificada e complementar com a saúde humana, conduzida pela nutricionista e extensionista da Emater/RS-Ascar de Alecrim, Leonice Kreutz.

Na fase municipal do Festival em Cândido Godói foram apresentados 18 pratos à base de soja, sendo que através de sorteio definiu-se que representarão Cândido Godói na etapa regional o bolo de iogurte e soja, elaborado por Maria de Lourdes Arnold, e a massinha de soja, feita por Jacinta Hartmann.

Outros municípios também já realizaram suas seletivas, a exemplo de Eugênio de Castro, que realizou o Festival de Pratos de Soja, paralelo ao Encontro Municipal de Mulheres, no dia 09, numa iniciativa do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Saúde e Emater/RS-Ascar.

Mediante a importância de sua realização, o Festival é promovido pela Fenasoja, Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa e Coopermil. Também conta com o apoio das prefeituras de Santa Rosa e dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões, através de suas secretarias e conselhos municipais, Câmaras de Vereadores, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Nutri & Wieder, além de outros que se engajam ao longo do processo, especialmente nas seletivas municipais.

De acordo com a presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, a expectativa é de que mais de cem formas de aproveitamento da soja na alimentação humana, divididas nas categorias pratos doces, salgados e desenvolvidos por agroindústrias, serão apresentadas durante o evento.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 4 semanas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 4 semanas

NTV em Brasília: Homenagem aos 100 Anos do Plantio de Soja no Brasil

há um mês

Destaques da Semana 26/04/2024

há 24 horas

26/04/2024

ontem

25/04/2024

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

Destaques da Semana 26/04/2024

há 24 horas

26/04/2024

ontem

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO