Comportamento

Cuidados para a estação mais quente do ano

O verão começou neste domingo, 22 de dezembro e terminará no dia 20 de março de 2020.

Publicado em 22/12/2019 02h00 - Atualizado há 4 anos - de leitura
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites. /Internet

O verão iniciou neste domingo, 22 de dezembro, exatamente à 01h19min. Esse dia é chamado de Solstício de Verão.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o Equinócio, fim do verão, acontecerá no dia 20 de março de 2020.

Verão é sinônimo de sol, calor, de praia, piscina e férias!  Ela é a estação do ano mais quente, além de ter o sol mais escaldante. Mas para não tornar essa época do ano – tão deliciosa e aguardada – em um pesadelo para a sua saúde, é importante ficar bem atenta e redobrar os cuidados com a saúde.

Por esse motivo deve-se ter alguns cuidados com a saúde no verão como se hidratar, comer alimentos leves  e moderar nas bebidas alcoólicas, por isso:

Beba muita água: Como o organismo elimina água pela transpiração e urina é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Segundo a Organização Mundial da Saúde recomenda-se o consumo de oito a dez copos de água todos os dias.

Nos dias quentes as pessoas suam mais, perdendo mais água e sais minerais. Por isso é fundamental que nos dias mais quentes o seu corpo precisa de mais líquido para manter a temperatura ideal. A água também ajuda a evitar que o corpo fique mais inchado, além de reduzir a aparência da celulite. O ideal é consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias: melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc. para não deixar o corpo se desidratar e atrapalhar seu divertimento.

Coma alimentos leves: Geralmente, o calor diminui a fome, porém, quando você for comer, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, como feijoada, costela e cupim, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Guarde comida somente de um dia para outro, depois disso, jogue fora.

Evite comida de rua: Fuja da vontade de comprar aquele lanche natural dos vendedores de praia. Você não sabe como está a conservação do alimento, condições de higiene em que foi feito etc. Na praia invista em comida industrializada, que passou por fiscalização. Se puder, leve seu próprio lanche, legumes ou frutas cortadas para a hora que a fome apertar. Coloque num isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. Dessa forma, evitará dores de cabeça e outros problemas de saúde.

Tome bebida alcoólica com moderação: Essa advertência serve tanto para quem vai dirigir como para todos em geral, já que o álcool provoca desidratação no organismo. Quem gosta de tomar uma “gelada” não pode se esquecer de ingerir bastante água, pois o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência.

Atente para sua pele e cabelo: Pegar aquele bronzeado e ficar com aquela marca de biquíni e sunga é um dos momentos esperados pelas mulheres e homens. O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono, no entanto, você deve evitar o horário das 10 às 15 horas.

Quando for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar, fator acima de 30, para proteger sua pele das radiações solares. O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.

Una proteção e moda: Na exposição ao sol, utilize a moda como mais uma proteção à sua pele e aos seus olhos. Abuse dos estilos de chapéus e bonés que evitam que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto e ombros. Adquira óculos de sol de óticas confiáveis, porque os de camelôs facilitam a ação dos raios solares, fazendo as pupilas dilatarem, o que facilita a entrada de radiação. Nesse caso, o barato pode sair caro.

Evite os fungos: O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS

Ao vivo

Al Dente

No programa de estreia da nova temporada da série, Taci Vargas e Ianca Brun conversam com Cléia Moraes sobre "Pioneirismo na Terra da Soja".



NTV

Vídeos recomendados

T3 E1: Pioneirismo na Terra da Soja

há 4 minutos

Ponto e Contraponto - 01/05/2024

há 12 horas

30/04/2024

ontem

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 3 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 3 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 3 semanas

NTV

Vídeos recomendados

T3 E1: Pioneirismo na Terra da Soja

há 4 minutos

Ponto e Contraponto - 01/05/2024

há 12 horas

30/04/2024

ontem

RS tem alerta climático de grandes volumes de chuvas

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 3 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 3 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 3 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 3 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO
NTV