Feira do Peixe movimentou Mercado Público de Santa Rosa

Durante a Semana Santa, a Emater/RS-Ascar prevê aumento de 9% no volume de pescado a ser comercializado.

Feira do Peixe movimentou Mercado Público de Santa Rosa

Centenas de pessoas movimentam o Mercado Público de Santa Rosa, nesta quarta-feira, 17, em busca de peixe e produtos da agricultura familiar. A Feira do Peixe foi organizada pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, com o apoio Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphorosa), do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Sicredi e Alibem.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a finalidade da Instituição de prestar assistência às famílias visando à disponibilização de produtos com qualidade para o consumidor e, para o produtor, sendo mais uma forma de rentabilidade e qualidade de vida no meio rural. Já o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú, ressaltou que eventos como esse são uma garantia de venda para o produtor, assim como políticas públicas, como por exemplo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que dão mais segurança aos agricultores e permitem que se organizem para a oferta de seus produtos.

Comercialização na região e no Estado

Durante a Semana Santa, a Emater/RS-Ascar prevê aumento de 9% no volume de pescado a ser comercializado. Na região administrativa de Santa Rosa, que contempla os Coredes Fronteira Noroeste e Missões, a previsão é de que sejam comercializados durante esta semana mais de 503 toneladas de peixe em 43 municípios, movimentando mais de R$ 6,1 milhões. O preço médio do quilo do peixe na região é de R$ 12,21.

Legalização de Agroindústria

Durante a cerimônia da abertura da Feira do Peixe foi realizada a entrega de certificado de inclusão da Agroindústria Pai e Filho, de Lajeado Ipê, no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar. O certificado foi entregue ao proprietário, Waldir Schütz, pelas mãos do médico veterinário da  Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer, pelo gerente regional, Ademir Renato Nedel, e pelo vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú.