Informações técnicas e exposição são atrações da Mostra da Pecuária

Eduardo Werli, gerente da Genex, destacou melhoramento genético associado a outros fatores, como nutrição e manejo adequado para o êxito do rebanho.

Informações técnicas e exposição são atrações da Mostra da Pecuária

Falar sobre leite em uma das maiores regiões produtoras do Sul do país é oportuno, especialmente diante das transformações no mercado e das novas exigências de tecnologias de produção a serem empregadas. Com esse propósito, a Comissão de Pecuária, coordenada pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Camera Agroalimentos e Valor Agronegócio, promoveu nesta quinta-feira, 10, palestras técnicas sobre nutrição e genética animal, durante o 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

Na palestra técnica sobre nutrição, conduzida pelo consultor de serviços da Agroceres Nutrição, Carlos Lourenço, foram destacadas formas para minimizar os impactos negativos do período de transição entre o pré e pós-parto. “São inúmeras modificações fisiológicas e metabólicas em preparação ao parto, cujos impactos podem ser minimizados com ambiente adequado, higiene, sanidade, mão-de-obra qualificada, dieta balanceada, escolha do touro adequado e diminuição do stress com conforto animal”, afirmou Lourenço.

Eduardo Werli, gerente da Genex, destacou melhoramento genético associado a outros fatores, como nutrição e manejo adequado para o êxito do rebanho.

O gerente comercial de nutrição animal da empresa Camera, médico veterinário Daniel Nascimento Lena, reiterou que o evento foi uma oportunidade de discutir o trabalho desenvolvido a campo, com suporte técnico, sendo que a Camera atua em todas as etapas da cadeia de valor, desde agricultura e alimentos até produção de energia.

 

Mostra da Pecuária

As palestras estão inseridas na programação da Mostra da Pecuária, atração permanente do 33º Hortigranjeiros. “A proposta é estimular a atividade pecuária local e regional, o desenvolvimento técnico e a qualidade genética do rebanho, como também mostrar e celebrar a produção pecuária regional”, destaca o coordenador da Comissão de Pecuária, médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer.

A realização da Mostra da Pecuária só é possível graças ao empenho que inicia muito antes, no manejo que acontece na propriedade e na busca por conhecimento, de produtores de Santa Rosa, Senador Salgado Filho, Santo Cristo e Cândido Godói, que trouxeram parte de seu rebanho para exposição.

Diante disso, foi realizada a entrega de troféus a cada participante da Mostra, que apresentou o potencial de seu rebanho. São eles, os produtores Nestor Braun, Fábio Groezman, Márcio Sechtig, Elói Muller, Edgar Bullmann, Adair Hermann e Airton Hermann, Oto Rudi Tampke e Andrei Tampke, Jonas Looben, Silmar Blanke Emke e Mathias Augusto Emke, Décio Liesenfeld, Silvano Angst, Daniel Roberto Theobald e Gerson Magno Kronbauer.