Cozinha Experimental apresenta receitas com produtos típicos da região

Oficinas culinárias gratuitas são oferecidas diariamente, e os participantes podem levar para casa a coletânea de receitas práticas e saudáveis disponíveis no livro “Inove e Transforme

A abertura oficial da Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, nesta quarta-feira (09/10),  oportuniza aos visitantes conhecer diversas receitas com produtos típicos da região, que contribuem com a segurança e a soberania alimentar das famílias locais. Oficinas culinárias gratuitas são oferecidas diariamente no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa, e os participantes podem levar para casa a coletânea de receitas práticas e saudáveis disponíveis no livro “Inove e Transforme: Sua Cozinha, um Laboratório de Delícias”.

Segundo a coordenadora da Comissão de Uso e Aproveitamento de Hortigranjeiros, extensionista rural social da Emater, Vanessa Gnoatto, compartilhar receitas saudáveis, práticas e preparadas com ingredientes que podem ser encontrados facilmente nas propriedades rurais e feiras de produtores é um dos objetivos principais da elaboração do livro de receitas. “As oficinas se aproximam da proposta do Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, que é realizado ao longo do ano, permitindo que milhares de pessoas conheçam na região tecnologias e diferentes formas de produção de alimentos para autoconsumo”, destaca Vanessa.

As páginas deste livro retratam receitas do cotidiano de famílias de agricultores de nossa região e que serão preparadas durante as oficinas culinárias que acontecem diariamente, neste espaço, durante a feira. A Cozinha Experimental do Hortigranjeiros é  resultado de uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município de Santa Rosa, Coopermil e Comissão Central do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. “Eu participo da feira desde que a Cozinha era debaixo de lonas, essa história evoluiu muito, e estou muito feliz em estar aqui e poder disseminar a importância da alimentação saudável e equilibrada a um número tão grande de pessoas”, destaca Glotilde Bao, educadora social da Coopermil.  Também é parceira, a Sociedade Educacional Três de Maio, Setrem, que disponibiliza micro-hortaliças e flores comestíveis para as oficinas.

A novidade deste ano é a realização de atividades da Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa, durante a noite, de quarta a sexta-feira, onde serão apresentadas oficinas culinárias de cookies com farinha de casca de laranja, nuggets com carne suína e petisco sem glúten e lactose.

Diante da organização do espaço, o gerente regional da Emater/RS-Ascar parabenizou a todos os parceiros envolvidos que assumiram o compromisso de levar informações que contribuam com a qualidade de vida da comunidade.

O Prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, fez a leitura de trecho da crônica “De Aromas, Sabores e Memórias”, que abre o livro oficial da Cozinha, de autoria do escritor Gerson Miguel Lauermann. Com isso, reiterou as memórias afetivas e a cultura local resgatadas com as atrações da Cozinha Experimental do Hortigranjeiros.

Cronograma de Oficinas

Quarta-feira

11h – Pão de Cenoura e Beijinho de Cenoura

14h, 15h e 16h – Bolo de Pote e Salada de Pote

19h – Cookies de farinha de casca de laranja

 

Quinta-feira

11h - Requeijão Cremoso e Ambrosia 

14h, 15h e 16h – Bolo de Pote e Salada de Pote

19h – Nuggets com carne suína

 

Sexta-feira

11h, 14h, 15h e 16h – Tapioca e salada de frutas com flores comestíveis

19h – Petisco sem glúten e zero lactose

 

Sábado

11h – Tortinhas de batata-doce, espinafre e laranja

14h – Empada de legumes com abacaxi

15h – Bolo de Laranja e Aveia e Açúcar Mascavo

 

Domingo

11h - Bala de Goma de Batata-doce

14h – Salgadinhos Fit de Batata-Doce

15h – Salgadinhos de Batata-Doce