Saúde

Novo vírus da gripe é encontrado na China

Segundo especialistas, o patógeno tem potencial ‘‘pandêmico’’, embora porcos sejam os hospedeiros.

Publicado em 30/06/2020 09h07 - Atualizado há 2 dias - de leitura
Cientistas descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam na indústria suína na China / Foto: Reprodução

Nova cepa do vírus da gripe foi identificada na China. Segundo estudo ele tem potencial de causar uma pandemia, tendo como hospedeiros os porcos, porém pode infectar seres humanos, dizem os autores da pesquisa.

A preocupação dos cientistas é o fato de que o vírus possa sofrer uma mutação maior e se espalhar facilmente entre as pessoas, promovendo assim um novo surto global.

Os pesquisadores alertam que esta cepa tem características para ser altamente adaptável a infectar indivíduos, o que demanda monitoramento por parte do setor acadêmico.

Qual é o perigo?

O vírus, chamado de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas.

A infecção foi encontrada recentemente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína da China. As vacinas atuais contra a gripe parecem não proteger contra esta nova ameaça. Porém podem ser adaptadas para isso, se necessário.

"No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos", informou Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Para os pesquisadores, as medidas para controlar este organismo em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras deste segmento, devem ser implementadas rapidamente.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Atividades das Escolas Estaduais em tempos de Covid-19

Beatriz Cancian Milbradt - Coordenadora da 17ª CRE, fala sobre a reestruturação e maneira de trabalho das escolas estaduais, diante da pandemia do novo coronavírus.

há 2 horas


Mulheres Inspiradoras

há 2 horas


Três meses da unidade coronavírus no Hospital Dom Bosco

ontem