Saúde

MP apura fura-fila de vacina da Covid em ao menos 10 estados e no DF

Procedimentos apuram favorecimento a pessoas que não fazendo parte de nenhum dos grupos considerados prioritários e teriam sido vacinados contra o novo coronavírus.

Publicado em 23/01/2021 14h52 - Atualizado há um mês - de leitura
Ministério Público apura fura-fila de vacina da Covid-19 em ao menos 10 estados e no Distrito Federal (DF) / Foto: Agência Brasil

Uma onda de denúncias em todo o Brasil levou Promotores de Justiça e procuradores da República de diferentes regiões do país à apuração de denúncias de favorecimento a pessoas que, mesmo não fazendo parte de nenhum dos grupos considerados prioritários, teriam recebido a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Em ao menos dez estados, além do Distrito Federal (DF), foram instaurados procedimentos para apurar denúncias.

Os ministérios públicos estaduais e Federal cobram explicações dos governos locais sobre eventuais irregularidades na fila de prioridade, prevista no plano federal e em planos estaduais de vacinação, elaborado por representantes de órgãos governamentais e não governamentais.

De acordo com plano, ficou estabelecida como prioritária a vacinação de profissionais de saúde, principalmente os que estão na linha de frente do atendimento a pacientes com a doença, além de idosos acima de 60 anos vivendo em instituições de longa permanência (asilos e casas de repouso), portadores de deficiência com mais de 18 anos institucionalizados e indígenas de terras homologadas.

Outro fato de que preocupa é a falta de um cadastro único para vacinados no Brasil. O Ministério da Saúde informou que está desenvolvendo um aplicativo para facilitar o controle da vacinação.

De acordo com informações fornecidas pelas prefeituras e governos estaduais, até o momento, o país já vacinou 501 mil pessoas. Os dados foram atualizados às 13h50 deste sábado (23).



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

O que fecha e o que pode abrir?

Podcast Noroeste deste sábado (27) com os jornalistas Jardel e Luciano, atualizando as principais informações referente a bandeira preta na região.

há 6 dias


Unidade Dom Bosco chega a 100% de ocupação da UTI

há 7 dias


Situação dos leitos de UTI na Unidade Dom Bosco

há 7 dias