Saúde

Mais de 600 pessoas têm HIV na região

A faixa etária mais atingida é de 20 a 49 anos.

Publicado em 13/01/2020 11h13 - Atualizado há 2 meses - de leitura

Segundo a 14° Coordenadoria Regional da Saúde, mais de 600 pessoas que vivem com HIV estão sendo acompanhadas nos serviços de saúde. Destes, mais de 90% estão recebendo tratamento.

Conforme a coordenadora da IST/Aids da 14ª CRS, Estela Maris Rossato, a cada ano, são diagnosticados uma média de 60 casos novos de pessoas com HIV. Destes, aproximadamente 30% estão com Aids. A faixa etária mais atingida é de 20 a 49 anos, e nos últimos anos percebe-se aumento do número de casos em idosos (média de nove casos por ano).

Usar preservativo em todas as relações sexuais ainda é a principal dica. Quando houver exposição desprotegida, deve-se procurar uma Unidade de Saúde para realizar a testagem rápida para o HIV. Em alguns casos existe a possibilidade de realizar profilaxia (PEP). A testagem de todas gestantes e seus parceiros são medidas para prevenir a transmissão para o bebê.

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Bate-papo com Elias Dallalba e Rogerio Ferreira sobre a Fenasoja 2020

Entrevista no programa Ponto e Contraponto da Rádio Noroeste, com Jairo Madril

há 14 horas


Bate-papo com Regis Bonmann sobre a Assembléia do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa

há 14 horas


Secretário de Desenvolvimento de Cultura e Esporte de Santa Rosa Carlos Alberto Nasi fala sobre a Paixão de Cristo na Páscoa em Santa Rosa

há 14 horas