Saúde

HVS renova certificação no Programa Alimento Seguro

Apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada, através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.

Publicado em 29/10/2020 11h47 - Atualizado há 4 semanas - de leitura
Equipe junto ao Presidente, a Diretora-geral e o Diretor de Infraestrutura / Foto: Divulgação / Hospital Vida & Saúde

Desde 2015, o Hospital Vida & Saúde (HVS) é certificado no Programa Alimento Seguro - PAS do SENAI, devido a implantação dos requisitos de Boas Práticas de Produção e Fabricação. Atualmente, no Estado, apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada, através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.

Para a renovação, uma nova auditoria foi realizada neste ano. Além da cozinha e copas de distribuição do HVS, foram avaliadas também a cozinha da Unidade Dom Bosco, Lactário (responsável pelo preparo de fórmulas lácteas e não lácteas) e o Banco de Leite Humano. De forma rigorosa e bem detalhista, foram avaliadas todas as etapas de Boas Práticas para garantir a entrega de um alimento seguro. Dentre os tópicos analisados estão o preparo, pré-preparo, controle de temperatura, controle de validades, compras, seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, rotulagem dos alimentos preparados, distribuição, além da infraestrutura.

A nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética, Sabrina Dal Molin, explica a importância da alimentação exclusiva dos pacientes pelos produtos preparados na Instituição: “Para segurança do paciente sempre solicitamos que se alimente exclusivamente das refeições fornecidas pelo Hospital, durante a internação. Estas refeições possuem um controle rigoroso de tempo, temperatura e validade. A alimentação faz parte do tratamento, e é preciso dar uma atenção especial para ela”. De acordo com a Nutricionista, o objetivo principal desses cuidados é a entrega de um alimento com qualidade e segurança ao paciente.

Neste ano, o Setor contou com importantes modificações, com a ampliação de equipe de trabalho para atender a Unidade de Internação e UTI Covid-19. Com intuito de assegurar a promoção, prevenção e recuperação nutricional dos pacientes, as nutricionistas têm realizado mensalmente atividades de educação nutricional, nas Unidades de Internação com temas relacionados à alimentação saudável. Além disso, contemplando o trabalho de humanização, o Serviço de Nutrição e Dietética prepara um lanche especial funcional na data do aniversário de cada paciente, sempre respeitando a dieta pelo médico e/ou nutricionista.

“A padronização dos setores e a qualidade de cada serviço são essenciais dentro da Instituição, e o setor de Nutrição e Dietética é um exemplo neste sentido”, destacou o diretor de Infraestrutura do Hospital, Rodrigo Calixto, parabenizando o Setor pelo trabalho.

Para 2021, já há novas projeções voltadas ao aperfeiçoamento dos novos serviços e a manutenção constante dos demais. Além da Certificação, o grupo comemora também o alto índice de satisfação dos pacientes obtido na última pesquisa do Hospital. Divulgada no mês de junho, a pesquisa apontou um índice de satisfação de 96,92% - acima da média estabelecida pela Instituição, que é de 95%.

“Os resultados obtidos pelo setor de Nutrição e Dietética refletem um trabalho de muita dedicação e aperfeiçoamento da equipe, sempre primando pela atenção, carinho e cuidado ao paciente”, destacou a diretora-geral, Vanderli de Barros.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Morte de peixes em Porto Mauá

Calor intenso desta quarta-feira (25) causou a morte de centenas de peixes em Reservado do Mauá Porto Mauá, interior do município. Conforme relato, mais de uma tonelada de peixes foram perdidas.

ontem


Queda de poste provoca incêndio em Santa Rosa

ontem


Novo programa da Acisap

há 2 dias