Saúde

HVS renova certificação no Programa Alimento Seguro

Apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada, através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.

Publicado em 29/10/2020 11h47 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Equipe junto ao Presidente, a Diretora-geral e o Diretor de Infraestrutura /Foto: Divulgação / Hospital Vida & Saúde

Desde 2015, o Hospital Vida & Saúde (HVS) é certificado no Programa Alimento Seguro - PAS do SENAI, devido a implantação dos requisitos de Boas Práticas de Produção e Fabricação. Atualmente, no Estado, apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada, através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.

Para a renovação, uma nova auditoria foi realizada neste ano. Além da cozinha e copas de distribuição do HVS, foram avaliadas também a cozinha da Unidade Dom Bosco, Lactário (responsável pelo preparo de fórmulas lácteas e não lácteas) e o Banco de Leite Humano. De forma rigorosa e bem detalhista, foram avaliadas todas as etapas de Boas Práticas para garantir a entrega de um alimento seguro. Dentre os tópicos analisados estão o preparo, pré-preparo, controle de temperatura, controle de validades, compras, seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, rotulagem dos alimentos preparados, distribuição, além da infraestrutura.

A nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética, Sabrina Dal Molin, explica a importância da alimentação exclusiva dos pacientes pelos produtos preparados na Instituição: “Para segurança do paciente sempre solicitamos que se alimente exclusivamente das refeições fornecidas pelo Hospital, durante a internação. Estas refeições possuem um controle rigoroso de tempo, temperatura e validade. A alimentação faz parte do tratamento, e é preciso dar uma atenção especial para ela”. De acordo com a Nutricionista, o objetivo principal desses cuidados é a entrega de um alimento com qualidade e segurança ao paciente.

Neste ano, o Setor contou com importantes modificações, com a ampliação de equipe de trabalho para atender a Unidade de Internação e UTI Covid-19. Com intuito de assegurar a promoção, prevenção e recuperação nutricional dos pacientes, as nutricionistas têm realizado mensalmente atividades de educação nutricional, nas Unidades de Internação com temas relacionados à alimentação saudável. Além disso, contemplando o trabalho de humanização, o Serviço de Nutrição e Dietética prepara um lanche especial funcional na data do aniversário de cada paciente, sempre respeitando a dieta pelo médico e/ou nutricionista.

“A padronização dos setores e a qualidade de cada serviço são essenciais dentro da Instituição, e o setor de Nutrição e Dietética é um exemplo neste sentido”, destacou o diretor de Infraestrutura do Hospital, Rodrigo Calixto, parabenizando o Setor pelo trabalho.

Para 2021, já há novas projeções voltadas ao aperfeiçoamento dos novos serviços e a manutenção constante dos demais. Além da Certificação, o grupo comemora também o alto índice de satisfação dos pacientes obtido na última pesquisa do Hospital. Divulgada no mês de junho, a pesquisa apontou um índice de satisfação de 96,92% - acima da média estabelecida pela Instituição, que é de 95%.

“Os resultados obtidos pelo setor de Nutrição e Dietética refletem um trabalho de muita dedicação e aperfeiçoamento da equipe, sempre primando pela atenção, carinho e cuidado ao paciente”, destacou a diretora-geral, Vanderli de Barros.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 20 horas

Ponto e Contraponto Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 22 horas

Ponto e Contraponto - 16/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 7 dias

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 7 dias

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 7 dias

NTV

Vídeos recomendados

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 20 horas

Ponto e Contraponto Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 22 horas

Ponto e Contraponto - 16/04/2024

há 2 dias

Ponto e Contraponto - 15/04/2024

há 3 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 7 dias

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 7 dias

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 7 dias

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há uma semana

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO