Saúde

HVS adquire novo equipamento e garante agilidade no diagnóstico da Covid-19

Com o GeneXpert, o Laboratório consegue efetuar a entrega de resultados dos testes PCR em até 24 horas.

Publicado em 25/09/2020 09h24 - Atualizado há 4 semanas - de leitura
O teste PCR é considerado o “padrão ouro” no diagnóstico do coronavírus. / Foto: Divulgação / Hospital Vida & Saúde

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Vida & Saúde (HVS) está contando com uma nova tecnologia, a qual proporciona agilidade ao diagnóstico da Covid-19. Através de um novo equipamento, o GeneXpert, o Laboratório conseguiu agilizar a entrega de resultados dos testes PCR, que agora são disponibilizados em até 24 horas.

O responsável técnico do Laboratório, farmacêutico-bioquímico Vilmar Banderó, explica que a tecnologia oferece técnica refinada, sensível e específica, tornando o diagnóstico mais preciso e mais rápido. Com o novo equipamento, o Hospital espera oferecer mais uma alternativa para a comunidade, diminuindo consideravelmente o tempo de espera de diagnóstico.

O teste PCR é considerado o “padrão ouro” no diagnóstico do coronavírus. Em função da alta procura, a entrega do resultado deste tipo de exame chegou a demorar mais de uma semana em outros laboratórios.

Para a diretora-geral do Hospital, Vanderli de Barros, a aquisição do GeneXpert representa um avanço para região e reitera o compromisso do HVS em oferecer o que há de mais avançado em tecnologia na assistência hospitalar.

A intenção é que o equipamento seja utilizado somente para os testes de coronavírus. Para garantir o fluxo adequado de pessoas, as coletas de PCR para Covid estão sendo realizadas através de agendamento junto ao Laboratório. Passado este período, o Hospital deverá utilizar o equipamento para a detecção de outras doenças.

O teste está disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) - via encaminhamento da Unidade Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19, particulares e convênios. Os agendamentos podem ser feitas pelo telefone (55) 984490762, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, sem fechar ao meio dia.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Vacinação em Santa Rosa

Diretora de Atenção Primária, Alice Klein faz um balanço da vacinação em Santa Rosa.

ontem


Ocupação de leitos na UTI do HVS

ontem


89 anos da ACISAP

há 2 dias