Política

Votação histórica marca eleição de Mantei

Anderson e Aldemir entram para a história de Santa Rosa como a maior votação nominal de uma chapa majoritária. Nomes que podem renovar a política regional, estabelecendo novas configurações de poder.

Publicado em 22/11/2020 05h00 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Eleição com números expressivos realinharão forças políticas na região Fronteira Noroeste. /Foto: Divulgação

ANÁLISE - Uma eleição municipal deixa rastros para a história futura da política regional. E uma dessas verdades é o surgimento de uma nova face na configuração das forças que atuam sobre o setor. Anderson Mantei e Aldemir Ulrich entram para a história sob dois aspectos principais: uniram dois partidos tradicionalmente adversários e fizeram a maior votação nominal de uma chapa majoritária. E mais: em uma disputa com quatro coligações. É claro que duas tornaram-se insignificantes ao final, o que polarizou o pleito.

Mas é sob o foco do surgimento de uma nova liderança o que chama mais atenção. Mantei e Taquari demonstram que haverá uma renovação em dois grandes partidos de Santa Rosa/RS: o MDB, que tem o deputado federal Osmar Terra como seu maior expoente, e o Progressistas cuja imagem de Alcides Vicini é histórica, com seus cinco mandatos de prefeito municipal e uma condução de seu substituto para o cargo.

O próximo governo ainda nem está montado, mas estes fatores mostram que o eleitor aposta em um novo caminho, em novos nomes, em gestão pública de qualidade, nos serviços que precisam acontecer no momento certo. Anderson afirmou isso em entrevista à rádio Noroeste FM na manhã deste sábado, 21. Questionado se utilizará quadros de carreira para liderar secretarias disse que sim. O exemplo é a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR, onde praticamente toda a diretoria, incluindo a presidência, é do quadro de carreira da instituição.

Os números finais

O advogado e empresário Anderson Mantei (PP), 54 anos, fez 21.919 votos no pleito majoritário do último domingo (15), elegendo-se prefeito de Santa Rosa/RS para o período 2021/24. Jamais um candidato vencedor obteve tamanha votação nominal. Ele é casado com Daniele Cardoso Soares Mantei e pai de João Vitor e Pedro Artur.

Mantei começa a montar seu futuro governo ao lado do vereador emedebista Aldemir Ulrich, 59 anos, o Taquari (nome de urna), futuro vice-prefeito. É casado com Stela Martins Ulrich e pai de Eduardo e Jéssica.  

Em entrevista concedida à Rádio Noroeste no dia seguinte ao pleito (16), a chapa vitoriosa evitou fazer qualquer especulação sobre os futuros secretários e diretores. “A escolha partirá do critério técnico para comandar a respectiva pasta”, resumiu Mantei. Não sinalizou data de anúncio do secretariado e nem se divulgará os nomes da maneira que forem sendo escolhidos.

Depois de eleitos, Mantei e Aldemir reiteraram o que pregaram durante a campanha, de que levarão para a prefeitura “muitas práticas que comprovadamente deram certo na iniciativa privada”.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 5 horas

28/03/2024

há 8 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 21 horas

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 5 horas

28/03/2024

há 8 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 21 horas

27/03/2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 2 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO