Política

Primeiros vereadores de Santa Rosa eram eleitos há 85 anos

Município da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul elegeu sua primeira Câmara Legislativa em 1935.

Publicado em 28/11/2020 08h00 - Atualizado há 2 meses - de leitura
Alfredo Leandro Carlson foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa/RS. / Foto: Divulgação

No dia 17 de novembro de 1935, os santa-rosenses elegeram os primeiros vereadores do município. Eles tomaram posse em 5 de dezembro daquele ano, realizando a primeira sessão em pleno Natal.

O primeiro presidente da Câmara de Vereadores foi Alfredo Leandro Carlson, responsável por promulgar a 1ª Lei Orgânica, o Regimento Interno do Legislativo e os primeiros decretos.

Constituíram a Legislatura história Alfredo Leandro Carlson, Jacob Emílio Reinher, Roberto Waldow, Raimundo Dahmer, Luiz Giacomelli, Diniz Gazzana, Alexandre Koschewitz, José Olavo Viana e Alfredo Finster. Estavam abrigados nos partidos Republicano Liberal e Colonial.

Em 23 de novembro de 1937, com apenas dois anos de atividades, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa fechou suas portas por determinação da ditadura de Getúlio Vargas. Coube a Alfredo Leandro Carlson a tarefa de escrever a punho a ata de encerramento. Só voltou a funcionar 10 anos depois, em 26 de novembro de 1947, quando novos partidos surgiam como o PSD, PTB e UDN.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

"Trevos Assassinos"

Entrevista com André Stürmer, sobre os "trevos assassinos" da nossa região.

há 22 horas


Janeiro Branco

ontem


Colheitadeira é removida, após quase cair de ponte em Três de Maio

há 3 dias