Política

Leite manifesta interesse em adquirir vacina russa

Governador ressalta que medida acontecerá caso o uso seja autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não esteja incluído no Programa Nacional de Imunizações.

Publicado em 27/01/2021 09h32 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Governador Eduardo Leite manifesta interesse em adquirir vacina russa /Foto: Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite confirmou o interesse do Estado em adquirir doses da vacina russa Sputnik V, caso o uso seja autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde não inclua o imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A intenção foi formalizada em documento entregue durante a reunião realizada em São Paulo, quando Leite se reuniu presidente da farmacêutica União Química, Fernando de Castro Marques, na tarde da terça-feira (26/1). 

“Temos uma preocupação com o ritmo e o fluxo da vacinação e, tendo uma empresa com a responsabilidade e a trajetória da União Química, com essa capacidade de produção prevista para a Sputnik V, o Rio Grande do Sul tem interesse em acessar e fazer a aquisição assim que ocorrer a autorização pela Anvisa para o uso emergencial, caso isso não seja feito por meio do PNI”, afirmou Leite, ao destacar que o Estado conta com uma das populações mais idosas do país.

A reunião contou ainda com a presença do diretor científico Miguel Giudicissi Filho e do conselheiro fiscal Rui Willig. Os dirigentes do Grupo União Química confirmaram que reuniões entre a farmacêutica e técnicos da Anvisa têm ocorrido quase que diariamente para tratar do tema e que estão sendo agilizadas as medidas para a realização da terceira fase de testes da vacina no Brasil, processo exigido pela agência reguladora. Caso haja a aprovação, o número de doses do imunizante que deverá ser recebido da Rússia é de cerca de 10 milhões, entre fevereiro e março. A produção nacional iniciaria em abril, com capacidade de produzir 8 milhões de unidades mensais.

“Estamos cumprindo todas as exigências e todas as etapas e o quanto antes possível esperamos trazer e produzir localmente pra atender demanda brasileira”, disse o presidente do grupo. Segundo Marques, já há, também, um protocolo de intenções enviado pelo Ministério da Saúde à farmacêutica em relação à aquisição da vacina, seguindo a disposição de adquirir todos os imunizantes aprovados pela Anvisa.

A Sputnik foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, do governo russo, com mais de 130 anos de história na elaboração de medicamentos e vacinas. O imunizante contra a Covid-19 está sendo aplicado na Argentina, em cerca de 600 mil pessoas, na Rússia, no Paraguai e na Sérvia, entre outros, com “nenhum efeito colateral grave ou reações significativas”, segundo o presidente.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 10 horas

27/03/2024

há 22 horas

Ponto e Contraponto - 26/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 10 horas

27/03/2024

há 22 horas

Ponto e Contraponto - 26/03/2024

há 2 dias

Menos de 30% das empresas conseguem realizar uma sucessão familiar com êxito

há 3 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 2 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO