Política

Alimentação para mesários será de até R$ 40 neste ano

Portaria do TSE está no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).

Publicado em 15/09/2020 11h28 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
O mesário é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. / Foto: Reprodução / Internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá pagar até R$ 40 de auxílio-alimentação para cada um dos mesários ou colaboradores que forem convocados para as eleições municipais deste ano de 2020. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15).

Conforme o texto, assinado pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira, é proibido o pagamento do valor para magistrados e promotores de Justiça Eleitoral, bem como aos servidores em efetivo exercício no Tribunal Eleitoral.

Além disso, a portaria prevê que os Tribunais Regionais Eleitorais podem ou não pagar alimentação aos seus colaboradores no dia do pleito. As eleições municipais estão marcadas para os dias 15 e 29 de novembro deste ano.

Mesário Voluntário

O eleitor que desejar ser mesário pode se cadastrar através deste link.

Os cadastramentos realizados são direcionados aos cartórios eleitorais específicos para que os incluam no seu banco de mesários, ressalvando-se que são voluntários. Se preferir, o eleitor também pode comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade e manifestar, por escrito, a sua intenção de colaborar com a Justiça Eleitoral.

Todo e qualquer mesário, após convocado pelo juiz, fica comprometido com a Justiça Eleitoral, estando sujeito às sanções legais em caso de ausência no dia do pleito.

 

 



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Tratamento que a população recebe da Previdência Social

O fato da semana é o descaso de alguns profissionais da Previdência Social em relação a população - Por Zelindo Cancian.

há 2 dias


O tema desta semana é o Ciúme

há 2 dias


Situação das pontes e estradas de Santa Rosa

há 3 dias