Justiça

Tribunal de Justiça do RS sofre ataque cibernético “sem precedentes”

Sistema está fora do ar desde a madrugada desta quinta (29) após ataque criminoso.

Publicado em 29/04/2021 16h01 - Atualizado há 6 meses - de leitura
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofre ataque cibernético “sem precedentes contra Judiciário gaúcho” / Foto: Reprodução/TJRS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque criminoso e está com seu sistema fora do ar desde a madrugada desta quinta-feira (29). O desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação, descreveu o fato como grave e qualificou a ação como “ataque criminoso sem precedentes contra Judiciário gaúcho”.

Segundo Silveira, após o ataque, os desembargadores, juízes e demais funcionários foram orientados a não ligar computadores. O magistrado ainda aponta que alguns funcionários podem ter tido o sigilo de dados pessoais corrompidos, como imposto de renda e contas bancárias. Por esse motivo, mesmo quem está em teletrabalho é orientado a não acessar os sistemas.

“É uma invasão cibernética criminosa que fere a cidadania por atingir um dos pilares da democracia, que é a Justiça”, acrescentou o desembargador.

Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do ataque, que estão sob investigação. No entanto, fontes do Judiciário acreditam que o objetivo seja impedir o trabalho de jurisdição nesse período, uma vez que decisões judiciais estiveram em destaque nos últimos dias por causa da polêmica da volta às aulas presenciais, que motivou, inclusive, manifestações em frente à casa de uma juíza e do prédio do TJ. O interesse de facções criminosas na ação também já foi verificado.

Em razão do ataque, os prazos processuais foram suspensos.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Escola Recital no Noroeste Repórter

A Escola de Música Recital fez uma homenagem aos professores, através de sua música, na Noroeste FM.

há 23 horas


Dia do Professor

há 23 horas


Mama Viva e o Outubro Rosa

ontem

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO