Geral

Profissão Massagista: o toque que proporciona bem-estar físico e psicológico

Saiba como esse profissional contribui para o relaxamento do corpo, da mente e também no tratamento de doenças.

Publicado em 21/04/2021 09h46 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Profissão Massagista: o toque que proporciona bem-estar físico e psicológico /Foto: Reprodução

Em tempos de pandemia, distanciamento social e home office, os quadros de estresse, ansiedade e depressão dobraram entre os meses de março e abril de 2020. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), publicado pela revista The Lancet, os casos de depressão aumentaram 90% durante a pandemia. Contudo, você sabia que a massagem é capaz de aliviar muitos desses sintomas? Por meio da aplicação das técnicas ocidentais, a massagem consegue proporcionar diversos benefícios ao corpo e à mente, conseguindo detectar problemas nos músculos, ligamentos e tendões através do toque.  

E para quem quer atuar nessa área, o Senac Santa Rosa está com inscrições abertas para o Curso de Massagista. Durante o curso, o profissional é preparado para atuar em diversos lugares como spas, institutos de belezameios de hospedagem e condomínios, clínicas, centros estéticos, entre outros. Durante o curso, profissional irá adquirir e aprofundar conhecimentos sobre os seguintes aspectos e técnicas, dentre outros: 

1. O toque: definição, tipos, características e aspectos psicológicos relacionados ao toque.

2. Fisiologia: sistemas e suas funções, principais patologias e disfunções associadas a cada sistema.

3. Anatomia palpatória: pele (tipos, característica e estrutura), grupos musculoesqueléticos (contratura, retrações, pontos-gatilho, alteração de tônus/trofismo) e articulares (bloqueios e retrações).

4. Biomecânica e cinesiologia: principais grupos musculares (origem, inserção e ação), principais articulações e seus movimentos, avaliação postural, marcha e fisiologia da contração muscular.

5. Massagem clássica relaxante e terapêutica: definição, origem e evolução histórica, indicações e contraindicações, manobras (deslizamento, fricção, compressão, pinçamento, rolamento, percussão, vibração, amassamento), alongamento, drapejamento, efeitos fisiológicos e especificidades da massagem clássica relaxante e da massagem clássica terapêutica.

6. Quick massage realizada com base na adaptação de manobras da massagem clássica: manobras (deslizamento, fricção, compressão, percussão, vibração, amassamento), alongamento, drapejamento, efeitos fisiológicos, especificidades da avaliação do cliente e uso da cadeira.

7. Uso de cosméticos em massagens ocidentais de relaxamento e estimulação muscular: definição de “cosmético”, tipos de cosméticos e suas funções, indicações e contraindicações, princípios ativos, formas cosméticas (gel, creme, óleo, mousse), formas de utilização e técnicas de manuseio.

8. Pedras quentes e frias e bambuterapia: complemento da massagem ocidental de relaxamento e estimulação muscular.

Você se identificou e está interessado em se especializar nessa área? O Senac Santa Rosa está com inscrições abertas. A próxima turma inicia em 10 de maio e as aulas acontecem de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h. Mais informações podem ser obtidas através do site www.senacrs.com.br/santarosa ou através do WhatsApp (55) 99117-7531. 

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 16 horas

28/03/2024

há 19 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 16 horas

28/03/2024

há 19 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO