Geral

Inmet alerta para risco de temporais no RS nesta sexta

Há condições para pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento intenso e eventual queda de granizo, a qualquer hora do dia.

Publicado em 04/03/2021 20h42 - Atualizado há 2 meses - de leitura
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (5) / Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de temporais nesta sexta-feira (5) no Rio Grande do Sul, especialmente, na metade Norte do Estado. A formação de um ciclone extratropical por áreas de instabilidade localizadas no Oceano Atlântico gera uma frente fria que mantém a previsão de tempo instável para todo território gaúcho, favorecendo a ocorrência de tempestades. Conforme a Somar Meteorologia, há condições para pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento intenso e eventual queda de granizo, a qualquer hora do dia.

As previsões indicam que as regiões com maior risco de tempestades são a Metropolitana, Serra, Litoral Norte, Central, Norte e Noroeste do, chamando atenção para a possibilidade de acumulados significativos de chuva (entre 50mm e 100mm), rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo. O Inmet destaca que, por conta deste cenário, há possibilidade de transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

As temperaturas seguem elevadas no RS, com máxima que pode alcançar os 33°C em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste.

Na Região Noroeste, a sexta terá tempo instável, com condições para pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O alerta do Inmet indica que há condições para tempestades em toda a região, chamando atenção também para a possibilidade de acumulados significativos e para o risco de vento intenso, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. Em Santa Rosa, os termômetros variam de 19°C a 30°C.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Privatização da Corsan

Ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, falou na manhã desta segunda-feira (19) sobre a privatização da Corsan.

há 3 dias


Mantei avalia os 100 primeiros dias de governo

há 3 dias


Programa Podcast Noroeste

há 3 dias