Geral

Durma bem informado

10 destaques desta terça-feira.

Publicado em 27/07/2021 20h00 - Atualizado há 3 anos - de leitura
/Foto: Divulgação

Números estão no Boletim atualizado no final da tarde desta terça-feira pela FUMSSAR e Vida & Saúde.


Santa Rosa registra 14.037 casos de coronavírus, o total de 14 novas positivações. Ainda são 315 casos em monitoramento. Os dados estão no boletim divulgado nesta terça-feira (27) parceria entre o Hospital Vida & Saúde e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR). São 198 mortes, um novo óbito nas últimas horas.
A Unidade de Tratamento Intensivo- UTI da Unidade Dom Bosco registrou a marca dos 10 pacientes internados, além de dois na Unidade Ambulatorial.
Dos pacientes internados na UTI, um é de Santa Rosa e o restante de município da região e da referência estadual.  O município ainda possui 44 pacientes sendo tratados a domicilio.

2 - A Brabol Arquitetura e Construção foi a empresa vencedora da licitação e será a responsável pela execução da obra de revitalização da fachada e entorno o prédio da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.
O processo licitatório contou com a participação de três empresas, que encaminharam suas propostas apreciadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitação e Pregão. A Brabol apresentou o menor preço: R$ 442.816,64 e, assim, declarada vencedora.
O prazo de execução é de 180 dias a contar a partir da assinatura do contrato.

3 - A diretoria do Conselho Municipal do Idoso de Santa Rosa esteve em visita ao Centro de Convivência de Idosos, quando verificou a situação do prédio, desativado desde o início da pandemia, em 2020.
O local é destinado para momentos de lazer aos idosos. O espaço disponibiliza salas de informática, esporte, jogos, cozinha e espaço livre para outras atividades.
O Conselho avaliou que o Centro de Convivência pode ser mais aproveitado pela comunidade, mas que é preciso alguns ajustes na estrutura, além de investimento em recursos humanos para trabalhar alguns projetos voltados à manutenção da qualidade de vida dos idosos.

4 - A Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil) está acelerando as tratativas para a implantação do projeto da Plataforma Digital SmartCoop, desenvolvida para atender as diferentes necessidades do agricultor, auxiliando no gerenciamento da propriedade.
A plataforma, além da área voltada à propriedade e a atividade de grãos, estará incluindo nos próximos dias uma parte totalmente dedicada a atividade leite, que irá desde o controle leiteiro até o controle sanitário do plantel.
A ideia é que, através da ferramenta, o produtor possa registrar sua área de plantio, receber mapas, previsão do tempo, registrar calendário de aplicações, variedades, entre outras. Também receberá alertas da equipe técnica com relação a doenças, visitas e problemas encontrados.
O projeto é desenvolvido pela FecoAgro/RS, juntamente com outras 30 cooperativas.

5 - A Casa da Amizade de Santa Rosa deu início ao projeto "Cozinha Itinerante da Amizade", realizando a primeira edição junto à sede da Associação Beneficente São Francisco de Assis (ABEFRA), do Bairro Cruzeiro.
As voluntárias produziram e distribuíram 100 marmitas de alimentos preparados por elas na cozinha da entidade. Os ingredientes foram doados por supermercados e pessoas que aderiram ao projeto, que acontecerá mensalmente em uma comunidade selecionada pela diretoria da Casa da Amizade.

6 - A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realiza sessão extraordinária nesta quarta-feira, 28. Na pauta, o Projeto de Lei Nº 22, o PL da Iluminação de led.
Os vereadores estão em recesso de 15 dias, porém foram convocados pela Mesa Diretora, após a Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços, emitir parecer favorável à tramitação do projeto.
A sessão acontece a partir das 18h. Devido as regras de distanciamento e ações de enfrentamento ao Covid-19, ela será realizada no plenário Étore Alberto Beltrame da Câmara, sem acesso ao público, que poderá ouvir pela Rádio Noroeste ou assistir pelos canais que o Poder Legislativo mantém nas redes sociais.
7 - Nesta terça-feira (27), teve alta no Hospital Vida & Saúde, em Santa Rosa, a recém-nascida que foi transferida de Panambi após ser arremessada de um ônibus. Internada desde o dia 30 de junho no HVS, a bebê permaneceu durante 24 dias na UTI Neonatal e três dias na UTI Pediátrica da Instituição.
Durante a internação, ela recebeu acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, onde realizou uma série de exames e um rigoroso acompanhamento do serviço de referência das UTIs Neonatal e Pediátrica.
De acordo com os médicos, a recém-nascida recebeu alta com uma melhora significativa e progressiva em relação ao quadro clínico inicial, não sendo possível, entretanto, determinar possíveis sequelas futuras. A bebê seguiu aos cuidados do Conselho Tutelar de Panambi e deve manter acompanhamento clínico continuado com equipe multiprofissional, incluindo avaliações regulares com neuropediatras.
8 - Chuva de granizo foi registrada na noite da segunda-feira (27) em municípios da Região da Fronteira Noroeste. Pedras foram registradas em Santa Rosa, Tuparendi e Três de Maio.
Em Santa Rosa o granizo foi registrado por volta das 18h40 min, no loteamento Eldorado.
Já em Três de Maio a chuva de pedras de gelo começou a cair por volta das 21h10 desta segunda-feira. Segundo registros de internautas a queda durou cerca de 2 minutos, mas nenhuma ocorrência foi registrada no Corpo de Bombeiros.
Com a chuva voltou a fazer frio na região. O amanhecer em Santa Rosa foi de 10°C. Na quarta-feira o frio deve se intensificar e as mínimas podem chegar a 1°C.

9 - O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN) confirmou, no dia 14 de julho, um caso de febre chikungunya em Três de Maio. Trata-se de um caso importado. A confirmação gera alerta para secretárias de saúde de municípios da região, incluindo a Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR).
Durante a manhã desta terça-feira (27) o gerente da Vigilância Sanitária, Jairo Beal destacou que a FUMSSAR está tomando todos os cuidados e em alerta. “Hoje temos três casos de dengue, causada pelo mesmo mosquito transmissor da chikungunya, e nossos agentes de saúde trabalham incansavelmente levando informação e conscientizando a comunidade”.
10 - A taxa de ocupação de leitos UTIs na região da 14ª Coordenadoria de Saúde, vem apresentando queda e encontra-se em 50,8%. Os dados constam no último boletim divulgado pela Coordenadoria de Santa Rosa, que destaca também como positivo o avanço da vacinação, que já atingiu 60% de toda população regional com, pelo menos, a primeira dose e 28,6% com o esquema vacinal completo.
Motivos de comemoração também a manutenção da redução da incidência de casos novos na região, que segue em declínio, mostrando que as medidas de prevenção e controle têm trazido resultados.
Em relação aos óbitos, o boletim aponta que foram registradas 8 mortes em complicação à Covid-19 na última semana, uma redução de 35,5% em relação à semana anterior.
A Coordenadoria Regional de Saúde abrange 22 municípios da Fronteira Noroeste.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 6 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

ontem

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 6 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

ontem

22/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO