Geral

Ciclone impactará Sul e Sudeste do Brasil

A MetSul adverte para uma ciclogênese explosiva que impactará o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre esta terça e a quarta-feira. O episódio trará chuva intensa para parte da região, tempestades isoladas e muito vento.

Publicado em 30/06/2020 07h27 - Atualizado há 2 dias - de leitura
Última imagem de satélite mostra uma grande quantidade de nuvens de chuva pesada sobre o RS. / Foto: Divulgação

A MetSul Meteorologia, instituto gaúcho especializado em gerar conteúdo de informação meteorológica do Conesul, emitiu um alerta para o episódio conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba”. Ele ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h.

É exatamente o que se espera ocorrerá entre o Sul do Brasil e o Atlântico entre esta terça e a quarta-feira (30/6 e 1º/7). Um mapa, utilizando o modelo alemão Icon, disponibilizado pela MetSul na seção de mapas, projeta 1.001 hPa no centro da baixa sobre o sul do Paraguai na madrugada desta terça. Mas 24h depois, na madrugada de quarta, a baixa pressão, já como ciclone formado, estará com 976 hPa sobre o Atlântico, uma queda de 25 hPa em 24h.

Isto poderá provocar chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia. Podem acontecer ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Atividades das Escolas Estaduais em tempos de Covid-19

Beatriz Cancian Milbradt - Coordenadora da 17ª CRE, fala sobre a reestruturação e maneira de trabalho das escolas estaduais, diante da pandemia do novo coronavírus.

há 5 horas


Mulheres Inspiradoras

há 5 horas


Três meses da unidade coronavírus no Hospital Dom Bosco

ontem