Geral

ABES realiza atividades da Semana Interamericana e Estadual da Água

O tema deste ano 2020, “Cuide da água. Compartilhe saúde”, alinha-se ao esforço da sociedade no enfrentamento da crise global de saúde causada pela Covid-19.

Publicado em 29/09/2020 11h23 - Atualizado há 3 anos - de leitura
A nossa região noroeste criou uma comissão para organizar as atividades envolvendo várias entidades /Foto: Divulgação

Nos dias 25 de setembro a 3 de outubro é comemorado a 27ª Semana Interamericana e a 20ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul. A Semana da Água é a maior mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água, este verdadeiro tesouro da natureza. A programação engloba diversas atividades conectadas a um tema central, realizadas simultaneamente nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a região noroeste. 

Há quase três décadas, a cada edição, é realizada cerca de 1.800 atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, Indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, Organizações da Sociedade Civil, Clubes de Serviços, entre outras entidades.

O tema deste ano 2020, “Cuide da água. Compartilhe saúde”, alinha-se ao esforço da sociedade no enfrentamento da crise global de saúde causada pela Covid-19, que certamente mudará profundamente o mundo em que vivemos. Por isso a importância de salientar o respeito, a preservação e o cuidado de nossa bem maior e principal fonte de vida: a ÁGUA. Agora, mais do que nunca, olhar com responsabilidade para nossos recursos hídricos será algo fundamental para compartilhar a saúde e o bem estar de todos, exercendo assim nossa solidariedade e cidadania.

Neste ano, devido às restrições de circulação e às normas de distanciamento e isolamento social vigentes no Estado do Rio Grande do Sul, a programação está sendo desenvolvida com base em eventos à distância, como webinares, lives e palestras gravadas e distribuídas digitalmente, além de atividades presenciais que não provoquem aglomerações, como buscando opções de caráter informativo e social. 

A nossa região noroeste criou uma comissão para organizar as atividades envolvendo várias entidades como: ONG Terra Verde, Comitê Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo, UNIJUÍ, FAHOR, 17ª CRE/ URI Santo Ângelo e CORSAN.

As atividades iniciaram-se no dia 25 de setembro com uma Live de abertura, transmitida pelo Facebook da rádio e TV Cairú e do Programa O Rumo das Coisas da rádio FEMA Educativa, com a participação de Adilson J. Steffen, Presidente da Bacia Hidrográfica Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo e Juliana Meller representando a ONG Terra Verde.

Nestes mesmos canais, no dia 26 de setembro a live foi sobre o uso de agrotóxicos e a contaminação das águas na região Noroeste e Missões do RS com a participação das professoras e pesquisadoras Liziara Cabrera da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Marliza Reichet da Faculdade Horizontina (FAHOR) e Laís Teixeira – Faculdade Horizontina (FAHOR) e ONG Verde Terra. No turno da tarde foi realizado o plantio de mais de 70 mudas nativas em áreas de proteção de mananciais pela comissão organizadora do evento na região. 

Cronograma das próximas atividades:

Dia 02 de outubro será realizada uma conversa sobre a Bacia Hidrográfica do Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo os o atual e os ex presidentes.

Dia 06 de outubro a conversa será com as Professoras Josiane Fiss Lopes do Instituto Estadual Visconde de Cairú e Daniela Copetti Santos do Instituto Federal Farroupilha sobre projeto financiado pela FAPERGS que pesquisa a influência da beterraba na oviposição e prevenção de arboviroses transmitidas pelos mosquitos do gênero Aedes. Além dessas programações virtuais, a discussão está ocorrendo em todos os educandários da rede estadual de ensino, nas universidades e faculdades parceiras, tendo também a produção de materiais audiovisuais, documentários, produção de textos e palestras. 

 A programação regional está disponível nas redes sociais da ONG Terra VerdeFahorHZ.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 15 horas

28/03/2024

há 18 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 15 horas

28/03/2024

há 18 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO