Educação

Com apoio da AL, Uergs oferece biblioteca virtual com 9 mil obras

Programa financiado pelo Legislativo também disponibilizou acesso à internet para cerca de mil alunos da universidade.

Publicado em 01/03/2021 16h58 - Atualizado há 2 meses - de leitura
Biblioteca virtual coloca à disposição dos acadêmicos da Uergs um acervo de 9 mil e-books / Foto: Divulgação

Uma parceria entre Assembleia Legislativa (AL) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está colocando à disposição dos acadêmicos da universidade um acervo de 9 mil e-books. O programa é financiado pelo Legislativo e também disponibilizou acesso à internet para cerca de mil alunos da universidade.

A Biblioteca Virtual, principal plataforma digital de livros do segmento universitário no Brasil, integra as ações do Uergs Digital. O projeto foi viabilizado no ano passado com a colaboração do deputado e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades do RS, Gabriel Souza (MDB).

“É um instrumento valioso para os acadêmicos, especialmente nos dias de hoje, quando enfrentamos uma pandemia e as restrições impostas por ela. Fornecer acesso digital a conteúdos é uma forma de contribuir com o ensino e com o futuro dos alunos”, destaca o presidente da AL.

De acordo com a Uergs, a Biblioteca Virtual, pioneira na oferta de livros eletrônicos universitários, oferece acesso ilimitado a e-books sobre temas abrangidos por mais de 40 áreas do conhecimento. O acesso será feito por meio do Gnuteca, software gerenciador dos acervos do Sistema de Bibliotecas da Uergs, implantado na Universidade em 2020. A integração com a Biblioteca Virtual possibilita o acesso entre as plataformas.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, Carina Hentges, afirma que atualmente só é possível acessar documentos digitais em pdf, como TCCs, artigos e dissertações catalogados no Gnuteca, pois a base é composta essencialmente por livros físicos que constam nos acervos das bibliotecas e que estão fechados em virtude do tele trabalho.

“Neste período de pandemia, no qual estamos sem acesso às bibliografias e bibliotecas, a aquisição da Biblioteca Virtual será de grande valia para a nossa comunidade, pois o acesso é ilimitado a todo o conteúdo, 24 horas por dia, sete dias na semana”, enfatiza Carina.

Clique aqui para saber como fazer acesso à biblioteca.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

TRF 4 julga ação da Barragem Garabi/Panambi

TRF julga neste momento o recurso contra a decisão que impede os estudos para a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi.

há uma semana


Lançado projeto do Espaço Poliesportivo e Cultural

há 2 semanas


Aulas na rede municipal não retornam nesta segunda

há 2 semanas