Economia

Operação na Argentina elimina apenas 15% da nuvem de gafanhotos

Técnicos aguardam pouso dos insetos para realizar novo ataque com aviões agrícolas. A nuvem está há aproximadamente 100 Km a oeste de Uruguaiana/RS.

Publicado em 27/06/2020 18h51 - Atualizado há 6 dias - de leitura
Somente um avião foi usado na operação em Corrientes, Argentina. / Foto: Divulgação

Em uma operação na Argentina, coordenada pelo setor de aviação agrícola, foram eliminados cerca de 15% dos gafanhotos que têm trazido preocupação para o setor do agronegócios dos países fronteiriços, como Uruguai, Brasil e a própria Argentina. As informações são do Sindicato Nacional das Empresas da Aviação Agricola (Sindag).

O órgão divulgou que a operação ocorreu na região de Curuzu Cuatia, província de Corrientes, nesta sexta-feira (27), no momento em que os insetos encontravam-se em uma área de campo para se alimentar e passar a noite.

Quando os gafanhotos pousam e se agruparam, ocuparam uma área equivalente a 10 hectares. Quando levantam voo e formam uma nuvem, abrangendo um espaço equivalente a três mil hectares, com 10 quilômetros de comprimento e três de largura, o que dificulta a ação dos aviões.

O Brasil monitora a situação e aeronaves estão de prontidão no extremo sul do país preparadas para realizar um ataque contra os insetos. “Só em Uruguaiana, dez aviões estão prontos para operação imediata, o que é considerado mais do que suficiente”, diz o Sindag.

Na manhã deste sábado (27), foi realizada uma reunião entre o sindicato e empresas de aviação do Rio Grande do Sul, a fim de levantar a quantidade de aeronaves disponíveis para um eventual ataque aos gafanhotos.

“Queríamos ter um inventário das aeronaves à disposição na área de fronteira, já que a região está no período de entressafra de parte das lavouras, embora esteja operando bastante em semeadura e adubação de pastagens. Período em que os empresários aproveitam para fazer a manutenção obrigatória anual dos aviões”, informa Thiago Magalhães, presidente da entidade.

Atualmente a nuvem de gafanhotos está aproximadamente, 100 quilômetros a oeste de Uruguaiana.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Grave Acidente deixa vítima fatal na Avenida America em Santa Rosa

Grave acidente deixa uma vítima fatal. De acordo com informações da Brigada Militar, dois homens estavam em fuga, após praticar um assalto. Acidente ocorreu na Avenida America, sentido centro para o bairro cruzeiro. Um homem foi a óbito no local.

há 11 horas


FUMSSAR receberá R$ 12,6 milhões no combate ao Covid-19

há 16 horas


Mais Tecnologia nas escolas do município

há 20 horas