Economia

INSS retoma atendimentos presenciais no país

De acordo o INSS só será atendido quem fizer agendamento.

Publicado em 14/09/2020 10h08 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
Agências deverão atender apenas quem realizou agendamento / Foto: Reprodução

Após 5 meses fechadas devido a pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir para atendimento presencial nesta segunda-feira (14) no país, com exceção do estado de São Paulo Paulo, em razão de uma decisão judicial.

O INSS informou que, nesta primeira etapa, as agências atenderão apenas quem realizou agendamento e vai recorrer da decisão judicial em São Paulo. "A reabertura das agências se mostra indispensável para que parte da população que necessita dos serviços presenciais não seja prejudicada, especialmente neste momento de pandemia", disse o INSS, em nota.

Para a reabertura, uma portaria publicada na sexta-feira (11) no Diário Oficial da União estabeleceu as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

"Serão priorizados nesta primeira fase serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional", informou o Ministério da Economia, em nota.

Só será atendido quem agendar antes o atendimento

De acordo com INSS, o objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

Os serviços disponíveis para atendimento presencial são os de: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional. Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Tratamento que a população recebe da Previdência Social

O fato da semana é o descaso de alguns profissionais da Previdência Social em relação a população - Por Zelindo Cancian.

há 2 dias


O tema desta semana é o Ciúme

há 2 dias


Situação das pontes e estradas de Santa Rosa

há 3 dias