Cultura

A história de Expedicionário Weber em livro

Obra que narra a história do cabo Norberto Henrique Weber, militar santa-rosense morto em Montese, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, foi escrita pelo pelo coronel Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas.

Publicado em 30/05/2022 16h29 - Atualizado há 2 anos - de leitura
Livro será lançado na quarta-feira, dia 01 de junho, no SESC de Santa Rosa. /Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (01 de junho), no SESC de Santa Rosa, acontece o ato de lançamento do livro que narra a história do Expedicionário Weber, o cabo Norberto Henrique Weber, militar santa-rosense morto em Montese, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

A obra “Cabo Weber, Herói Santa-rosense e do Brasil” foi escrita pelo coronel Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, oficial da reserva da Brigada Militar e neto de ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira. Durante anos, Ribas fez viagens, pesquisas e entrevistas para encontrar subsídios históricos sobre a participação da FEB na segunda Guerra Mundial. Por fim, deu ênfase especial ao Cabo Weber, jovem que se alistou ainda antes de completar 18 anos, como voluntário, para ir lutar contra o eixo nazifascista na Itália.

Ribas prospecta fazer um evento para falar sobre o livro no Paraná, para onde migraram os pais e irmãos do Cabo Weber após o término da Guerra. Recentemente esteve no Encontro de Veteranos da FEB, em Rio Grande, e também palestrou em Dr. Maurício Cardoso sobre a importância da valorização dos Pracinhas brasileiros. A obra tem a assinatura de arte e planejamento da Editora Café Pequeno de Santa Rosa e foi impresso na Kunde Gráfica.

EXPEDICIONÁRIO WEBER

Norberto Henrique Weber nasceu a 24 de março de 1924, na localidade de Manchinha, Lajeado Ipê, distrito de Santa Rosa, na época município de Santo Ângelo, próximo à divisa com Santo Cristo. Filho de Pedro Weber e de Hilda Weber.

Durante sua infância e adolescência, Weber ajudou a seus pais nos serviços da propriedade, e também a cuidar de seus irmãos menores. Ainda não havia completado 18 anos quando se apresentou voluntário para o serviço da Pátria, sendo incluído em 02 de fevereiro de 1942, na 5ª Companhia, do II Batalhão do 8º Regimento de Infantaria, de Cruz Alta.

Em 10 de maio de 1945, o General Mascarenhas de Moraes enviou carta destinada ao Sr. Pedro Weber, pai do Cabo Weber, com o seguinte teor:

“Já deve ter chegado ao vosso conhecimento, por intermédio do Ministério da Guerra, a morte do cabo NORBERTO HENRIQUE WEBER, do 6º Regimento de Infantaria, ocorrida a 14 de abril de 1945, durante as operações militares do Vale do Rio Reno, Itália. O cabo Norberto morreu pela Pátria, deixando um exemplo de coragem e renúncia, em defesa do Direito e da Justiça. Compartilhando da vossa dor, desejo em nome da Força Expedicionária Brasileira, apresentar-vos e à Exma. família as expressões de nosso profundo pesar. Patrício e amigo. Assina. João Batista Mascarenhas de Moraes, Gen. De Divisão, Cmt do 1º Escalão da F.E.B. e da 1ª D.I.E”.

Seu nome foi imortalizado na história de Santa Rosa através de uma das principais vias que liga a cidade ao bairro Cruzeiro: Avenida Expedicionário Weber. 

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 5 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 5 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO