Comportamento

Liga Feminina de Combate ao Câncer completa 44 anos

Entidade santa-rosense, criada em 1977, é formada por voluntárias, que prestam serviço de apoio a pessoas com câncer e seus familiares.

Publicado em 29/07/2021 15h11 - Atualizado há 3 meses - de leitura
A esquerda, Cleci Tonel, presidente da Liga, e Claudete Mallmann. / Foto: Jornal Noroeste

Com o apoio da então primeira dama Marlene Borges, esposa do então prefeito Antônio Carlos Borges e Veni Acosta (esposa do Dr. Medina), em 27 de julho de 1977 foi fundada a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Santa Rosa/RS. Sob a orientação de Lygia Pratini de Moraes, que na época presidia a Liga/RS, o grupo formado por 32 voluntárias passou a prestar auxílio a portadoras de câncer e familiares. “A maioria dos tratamentos eram realizados em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria e a Liga auxiliava com a estrutura e mantimentos necessários para paciente e acompanhante se manterem durante a estadia fora do município.  Eram tempos difíceis”, lembra Claudete Mallmann, uma das fundadoras da entidade.

Atualmente o grupo é composto por 40 voluntárias e atende 27 famílias de portadoras de câncer com fornecimento de cesta básica completa mensal, medicamentos não disponibilizados pela FUMSSAR, agasalhos, auxílio transporte, palestras de orientação e atendimento psicológico. “Hoje temos tratamento no município, mas não podemos deixar de prestar este suporte”, explica a presidente Cleci Tonel, que destaca a participação de Ana de Conti nas visitas domiciliares realizadas inclusive durante a pandemia.

Há dois anos sem a realização do tradicional jantar “Homem na Cozinha”, o trabalho é mantido por meio de doações da comunidade, através de contato pelo telefone 981129296.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Escola Recital no Noroeste Repórter

A Escola de Música Recital fez uma homenagem aos professores, através de sua música, na Noroeste FM.

há 23 horas


Dia do Professor

há 23 horas


Mama Viva e o Outubro Rosa

ontem

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO