Comportamento

A busca pelo coletivo

Para conhecê-las melhor é preciso ouvi-las. Sônia Conti conta a sua história.

Publicado em 05/03/2021 08h00 - Atualizado há 3 anos - de leitura

Para destacar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira, 8, o Jornal Noroeste publica hoje, em sua edição impressa, um especial sobre as mulheres. Ouvimos diversas mães, profissionais, políticas e voluntárias que nos descreveram suas histórias e o que estão fazendo para passar esta fase de pandemia. Para a versão digital escolhemos Sônia Conti. Confira a seguir:

"Sou Sônia Fátima Conti, 56 anos, mãe de Jaison e Caroline, e avó do Estevan. Natural de Tuparendi, resido no Bairro Cruzeiro há 40 anos.

Com o incentivo dos meus pais, iniciei minha vida profissional aos 16 anos, inspirada pelo desafio do mercado de trabalho e pela busca do próprio sustento. Em 1995, empreendi no ramo de vídeo locadora, iniciando uma trajetória de 22 anos como microempresária. A partir disso, pude conhecer os dois lados das relações de trabalho, ampliando minhas percepções em torno do meio em que eu vivia.

Movida a desafios e inspirada pelas oportunidades que surgiram ao longo da minha vida, participei do processo de fundação da ACICRUZ, que foi um divisor de águas no que se refere ao progresso e desenvolvimento do Bairro Cruzeiro.  A frente da entidade, me tornei a primeira mulher a presidir uma associação comercial em Santa Rosa, buscando avanços para o meio empresarial, mas especialmente tratando de melhorias para todo o bairro.

Em 2010, participei da administração municipal como Coordenadora de Desenvolvimento Social e em seguida assumi a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde desenvolvemos um intenso trabalho em prol do crescimento econômico e social do município, com ações de fomento ao empreendedorismo local, fortalecimento das empresas e incentivo à Economia Solidária.

Em 2013, encarei um dos maiores desafios da minha vida, concorrendo a vereadora em uma cidade onde as mulheres ainda são a absoluta minoria a assumir cargos eletivos. Fui eleita com 914 votos ocupando a décima quarta cadeira legislativa, com o compromisso de representar as mulheres, em uma caminhada difícil diante do preconceito ainda muito presente nesta esfera.  Neste espaço, estreitei minhas relações com as pessoas, promovendo uma maior aproximação com as comunidades e percebendo as demandas da cidade com um todo.

Fui reeleita em 2016 com 1.167 votos, subindo para a quinta cadeira legislativa. Com uma postura ética e comprometida, consolidei minha atuação de firmeza e responsabilidade, comprovando que é possível fazer política com seriedade e transparência.

Em 2018, realizei um dos meus maiores sonhos, me tornando psicóloga. Fiz formação em Tanatologia, em Teoria Cognitiva Comportamental, Primeiros Socorros Psicológicos e realizo pós-graduação em Neuropsicologia. Sou integrante do Rotary Clube Cruzeiro e voluntária da Cruz Vermelha Filial Santa Rosa, desenvolvendo um trabalho de capacitação na área de emergências e desastres, além do Atendimento Psicológico Solidário para pessoas afetadas pelas consequências emocionais impostas pela pandemia da Covid 19.

Concorri a vice-prefeita em 2020, obtendo uma votação histórica do partido em Santa Rosa, experiência única e aprendizado que ficarão marcados em minha trajetória de vida.

Tive uma criação inspirada no exemplo de meus pais, buscando na família e na espiritualidade, o alicerce para construção de minhas relações. No campo profissional, encontrei a realização através da busca pelo coletivo, percebendo que os acontecimentos ao meu redor me afetavam, assim como minhas ações também interferem nas pessoas que convivem próximas a mim.

Entendendo que nunca é tarde para realizarmos nossos sonhos. Acredito que a todo momento podemos escolher novos caminhos e se deixamos algo para trás, podemos olhar para aquilo como algo que se constituiu para aquele período e pode servir de engenho para novas concepções, pois as dificuldades devem ser tomadas como oportunidades de nos tornarmos sempre um pouco melhor."

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 11 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 11 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO