Blog

Região de Santa Rosa com surto de virose

Santa Rosa consta de uma lista de 16 cidades gaúchas incluídas no Alerta Epidemiológico emitido nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), indicando Surtos de Doença Diarreica Aguda, virose na expressão popular.

Publicado em 07/10/2021 16h18 - Atualizado há uma semana - de leitura

Santa Rosa consta de uma lista de 16 cidades gaúchas incluídas no Alerta Epidemiológico emitido nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), indicando Surtos de Doença Diarreica Aguda, virose na expressão popular. Na região Fronteira Noroeste se concentra 25% do surto, incluindo Horizontina, Tucunduva e Santo Cristo.

“Trata-se de doenças gastrointestinais que têm como principal sintoma a diarreia. O aumento do número de evacuações pode ou não ser acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito e febre”, orienta nota distribuída pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde. “A transmissão normalmente ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com superfícies contaminadas ou diretamente com pessoas doentes, a partir de secreções corporais”, acrescenta. O alerta diz ainda que o surto está instalado desde o final de agosto.

“Em caso de sintomas é recomendado repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, principalmente em crianças e idosos, e, em caso de sintomas graves, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima” destaca a nota. E seguem outras recomendações: consumir água de fontes seguras (potável), tratadas, que tenham processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Além disso, em situações de emergência, recomenda-se fervê-la antes do consumo e antes do preparo de alimentos por no mínimo 5 minutos. A higienização das superfícies, equipamentos e utensílios utilizados no preparo e consumo de alimentos deve ser realizada com água tratada e/ou fervida.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Escola Recital no Noroeste Repórter

A Escola de Música Recital fez uma homenagem aos professores, através de sua música, na Noroeste FM.

há 23 horas


Dia do Professor

há 23 horas


Mama Viva e o Outubro Rosa

ontem

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO