Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS - 30 anos - Drª Kathia Donadel

Publicado em 27/05/2022 14h30 - Atualizado há 2 anos - de leitura

Muito feliz em ter a oportunidade de compartilhar a história e vivências, para celebrar os 30 Anos da profissional  Dra. Kathia Donadel, através do Alfabeto VOICE Jornal Noroeste.

Fundada há 30 anos a Clínica Dra. Kathia Donadel registra uma história de crescimento, superação e sucesso e se tornou uma marca através da credibilidade e profissionalismo da médica Kathia Donadel, formada pela Universidade Federal de Santa Maria, com 34 anos de dedicação à carreira e aos tratamentos estéticos e dermatológicos em Santa Rosa.

Casada com o médico cardiologista Gilberto Donadel, e mãe de Rafael, 30 anos, médico, em especialização em Cirurgia Plástica; Matheus, 26 anos, médico e em especialização em Cardiologia e Laura, 21 anos, estudante de medicina, Kathia é Especialista em Dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Ruben David Azulay, da Santa Casa do Rio de Janeiro, um dos melhores centros de Dermatologia, de referência no Brasil e no mundo.

Feliz e realizada, Dra. Kathia revela: “Meu pai e meu avô eram dentistas e eu sempre achei que faria odonto. Mas no ensino médio, que fiz em Porto Alegre, acompanhei meu avô em uma internação no Hospital Moinhos de Vento e me encantei pela possibilidade de cuidar de pessoas, de curar. Desde que entrei na faculdade disse que seria pediatra e realmente acabei cursando inicialmente a residência de Pediatria, mas conheci neste período uma dermatologista apaixonada e entusiasta que me despertou este amor pela Dermato. Nunca exerci a pediatria. Logo entrei na Dermatologia e vi que realmente estava no que amo de paixão”, conta.

Sobre vir para Santa Rosa, a médica destaca que a escolha foi por conta do marido. “Eu casei com meu colega de faculdade (meu amor e meu melhor amigo), Gilberto Donadel, e juntos fomos fazer a especialização no Rio de Janeiro (ele fez Cardiologia). Quando terminamos a formação, desejávamos voltar para o Sul, para perto da família, e a família dele é de Santa Rosa. Nos estabelecemos aqui, há 30 anos, em maio de 1992. Cheguei com meu filho mais velho pequeno, com 30 dias, e comecei atendendo no Hospital Vida e Saúde (na época Hospital de Caridade) e no consultório do Dr Bonamigo. Logo montei meu próprio consultório na Policlínica Santa Rosa que foi ficando pequeno para a demanda que eu tinha e acabei migrando para o Centro Clínico São Lucas”.

Drª Kathia recorda que três décadas atrás eram poucos os recursos para o cuidado estético e aos poucos foi se agregando muita experiência, conhecimento e novas tecnologias. “Quando eu tinha 30 anos (hoje tenho 58) tínhamos pouca coisa para prevenir o envelhecimento. Além dos cremes, tínhamos os peelings, mesoterapia e algumas técnicas corporais. Hoje, desde muito cedo, já na faixa dos 20 anos, já podemos intervir com cuidados preventivos e esta será uma geração que poderá envelhecer muito mais bela”, destaca.

Sobre seu ambiente de trabalho, no qual coloca em prática todo a experiência adquirida, a médica cita: “Meu consultório é no Centro clínico São Lucas, em Santa Rosa, onde atendo tanto casos de dermatologia clínica (doenças) quanto estética.Tenho um Centro de Tratamento do Cabelo, com os melhores tratamentos para calvície, alopécia e queda de cabelo, com investigação de causa e tratamentos específicos para cada caso.

Também um Espaço Laser com diversos tratamentos à laser como manchas, rejuvenescimento e depilação. Além das tecnologias dispomos de inúmeros tratamentos que melhoram manchas, flacidez, sulcos e a própria qualidade da pele. Aqui fazemos o que se faz em todos os lugares do mundo e que tem sua efetividade comprovada e estabelecida pela ciência”.

Para ela, saúde sempre vem antes da beleza, mas estar bem consigo mesmo faz parte da saúde mental. “Por isso, cuidar da estética faz parte de um conjunto de ações para bem estar e envelhecimento saudável. Envelhecer saudável não necessariamente é envelhecer naturalmente sem nenhum cuidado. Porque muitas vezes aquelas rugas ou manchas até estão mais intensas do que deveriam.

Por uma questão genética ou de fatores externos, a pele vai ficando feia, manchada, com rugas que deixam um ar cansado, ou até mais envelhecido do que a pessoa realmente é. Hoje a gente pode evitar ou reverter estes sinais de forma leve, deixando a pessoa bem, mais descansada, com a pele com aspecto saudável, com brilho, viço. E é isso! Isso faz bem, deixa a pessoa melhor emocionalmente e faz bem para a saúde da alma”.

E sobre envelhecer Kathia Donadel  ressalta não concordar com quem diz que as rugas são as marcas do tempo e remetem à lembrança do que ela viveu, e por isso tem que estar ali.

“Porque se você teve uma vida sofrida que marcou sua pele, porque estas lembranças precisam estar no espelho a cada dia? Elas podem estar guardadas na memória e na pele a gente mostrar saúde e leveza. Mas tem outro lado: o lado do exagero. Isso não é saudável e nunca será. A pessoa que quer parecer ter menos idade ou quer a boca da artista ou da amiga, que nunca está satisfeita e quer sempre mais. Precisamos ter cuidado em como está evoluindo isso tudo. Rostos moldados, caricatos até. Querer demais, exageros, é tão ruim quanto não querer nada e deixar como está. Não é saudável e não faz bem para a saúde mental”.

Conheça um pouco mais de Kathia através do seu Dicionário.


A de AMOR / ALMA- Tem um tanto de Amor e de Alma em cada pedacinho do meu dia, em cada novo projeto, em cada sonho.

B de BELEZA- Cada um tem a sua Beleza. Precisamos apenas realçá-la e buscar a melhor versão de cada um.

C de CUIDADO- Cuidado com cada um dos meus pacientes, com minha família, meus amigos, comigo mesma.

D de DEDICAÇÃO- Dar o nosso melhor até nas ações mais simples do dia a dia.

E de EXPERIÊNCIA- O tempo me mostrou que a experiência é um grande diferencial. Tanto na vida profissional quanto pessoal.

F de FAMÍLIA- Meu tudo!

G de GRATIDÃO- Sou grata e procuro tirar um momento do meu dia para lembrar de tudo que tenho a agradecer.

H de HOJE- Ontem já foi, amanhã é uma incógnita, então temos que fazer nosso hoje ser nosso melhor dia.

I de INSPIRAÇÃO- Sei que inspirei muitos jovens a seguir carreira médica e outros tantos a seguir a Dermatologia. Isso me orgulha, pois só nos inspiramos em alguém que admiramos.

J de JALECO- Mais do que meu uniforme de trabalho, é um símbolo de cuidado e zelo. Amo um jaleco e tenho vários, um de cada estilo!

K de KATHIA- Originário de Katja, que é a forma encurtada de Catarina (de origem russa). Quer dizer pura. E eu sou um pouquinho assim: tenho dificuldade em ver maldade nas pessoas.

L de LAURA-  Minha filha caçula, um pedacinho de mim.

M de MATHEUS- meu filho do meio, também um pedaço de mim.

N de NATUREZA- Sou meio rural, adoro cheiro de mato, de chuva e um por do sol! E agora temos um projeto em andamento: Teremos um Azeite maravilhoso em breve!

O de OTIMISMO- Me sinto otimista. Sempre procuro ver o lado bom, sempre tenho uma esperança, sempre acho que tem um jeito!

P de PAIS- Meus exemplos de vida, minha inspiração e minha base! Morro de orgulho.

Q de QUALIFICAÇÃO- Sempre estou em busca do melhor, do que tem de novo, do que vai agregar no cuidado do meu paciente.

R de RAFAEL- meu filho mais velho, o outro pedacinho de mim.

S de SIMPLICIDADE- Hoje busco a vida mais leve, mais simples, autêntica. Faço o que me deixa feliz, por mim e para mim.

T de TREKKING- participo de um grupo de trekking e é um projeto que me realiza. Conheci pessoas especiais e lugares incríveis. Além de me colocar na natureza e frente a frente com a necessidade de superação.

U de ÚNICO- Cada pessoa é especial, cada um com sua beleza que devemos realçar, sempre com suavidade e naturalidade. Me assusta esta ”moda” de “beleza” estereotipada, com rostos copiados e moldados.

V de VIAGEM- Amo estar com o pé na estrada, tenho sempre que estar estudando o próximo rolê!

W de WHATSAPP- Sou grata a esta ferramenta que me permitiu estar próxima de pessoas que fisicamente estão longe, mas moram no coração.

X de = Pode ser com x no final? BOTOX!

Y de YES= SIM, nós podemos! Podemos ser felizes, podemos realizar sonhos, podemos ir bem mais além do que pensamos.

Z de ZEN- Sempre digo que meu sonho é ser uma pessoa zen, calma... mas estou sempre um pouco agitada, sempre fazendo um plano ou maquinando alguma coisa.

 

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

19/04/2024

há 5 horas

18/04/2024

ontem

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há uma semana

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há uma semana

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há uma semana

NTV

Vídeos recomendados

19/04/2024

há 5 horas

18/04/2024

ontem

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Ponto e Contraponto Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há uma semana

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há uma semana

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há uma semana

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há uma semana