Blog Voice, por Eunice Arsand
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Alfabeto Odair Rogério Bernard

Publicado em 27/08/2021 08h51 - Atualizado há 2 meses - de leitura

Empresário e sócio fundador da Soluty Comunicação, Odair Rogério Bernard dedica seus dias para se conectar, compreender, encontrar soluções inovadoras, otimizar resultados junto a pessoas e empresas, realizando uma comunicação de valor para consumidores e marcas.

Na agência Soluty, Oda é Diretor de Criação e Estratégia. Atende inúmeros clientes com presença no RS, Brasil e América Latina, e tem sua formação em Artes Visuais pela Fema.

Casado com Claudia Hermanns é pai de Bianca e Milena.
 
Um amigo querido de longa data, que ama o que faz e se realiza na área de comunicação. A VOICE Jornal Noroeste, conversou com Odair sobre a Soluty, mídias sociais e a vida. 

A Soluty é uma agência especializada em criação e posicionamento de marcas, criando e gerenciando ações e estratégicas de marketing? Quantos anos a empresa está no mercado?
Sim, a Soluty atua há mais de 20 anos no mercado de marketing, comunicação, design e estratégia contribuindo diretamente para que empresas e marcas conquistem consumidores ou mais que isso, conquistem fãs para seus negócios. Este é nosso objetivo principal, tornar consumidores fãs da marca e ganhar um espaço permanente em suas vidas.

Uma comunicação de valor só existe quando entendemos a essência dos consumidores e das marcas. Quando se dá uma verdadeira comunicação?
Exato, nosso trabalho exige cada vez mais conhecimento em muitas áreas distintas, que nos levam a um entendimento da forma de pensar das pessoas e consumidores, psicologia e neurociência são exemplos comuns.  Também é bastante importante o conhecimento total da marca e de seus objetivos, quando conseguimos entender perfeitamente os dois lados, é que chegamos a uma comunicação mais assertiva e verdadeira.

Como as empresas devem se conectar e encontrar soluções inovadoras para otimizar os resultados e vender mais?
Hoje com as Redes Socais a ideia de conexão ficou bastante real, antes até era possível conectar consumidores a marcas através das mensagens e peças publicitárias, mas não tínhamos o que temos hoje, a possibilidade de real de ver que o consumidor entendeu do que foi veiculado e o que ele pensa a respeito. Por isso é tão importante focar no que a marca realmente deseja, sem necessidade de se engajar em algo que não a representa só para aproveitar modismos e ideologias lacradoras. 

Quais são os principais desafios das agências atualmente?
Nossos desafios são diários, o mercado é muito dinâmico e exige algo novo todos os dias, precisamos estar atentos e conhecermos o máximo que pudermos sobre o mundo, as sociedades, suas necessidades e de que forma se comportam.

Quais são as alegrias de trabalhar e ajudar as empresas a se desenvolver através de um trabalho importante de marketing?
Nossa isso é algo extremamente gratificante, cliente que em alguns anos salta de um faturamento de 10 milhões para quase 100 milhões mensais e aumenta significativamente a oferta de empregos. Outro que cresce mais de 800% em apenas 1 ano, nós sabemos que não foi só propaganda, tem muita coisa envolvida em cases assim, mas participar diretamente de histórias de tanto sucesso nos deixam totalmente realizados, felizes e orgulhosos. 

As redes sociais são um retrato das pessoas que as gerenciam. Na sua avaliação como as pessoas devem se comportar diante das redes sociais?
Sempre com muita prudência e cuidado, sempre falo que devemos agir em nossas redes como os assessores de imprensa fazem com os artistas, não deixam publicar qualquer coisa que possa causar danos a imagem da celebridade. Devemos pensar da mesma forma, sempre que postar algo devemos ser críticos e analisar se esta postagem vai me trazer valor ou danos. Nem sempre conseguimos ter esse filtro, eu mesmo com todo o conhecimento que tenho sobre o assunto, já errei inúmeras vezes.

Como estabelecer um canal de comunicação interessante nas redes sócias de forma contribuir para uma sociedade de valor e gerar engajamento produtivo?
Sermos autênticos, verdadeiros. Mesmo virtualmente e sem as pessoas nos conhecerem pessoalmente, elas nos atribuem valor, se conseguirmos mostrar isso em nossas redes pessoais. Podemos contribuir com bons exemplos, mostrando como somos bons profissionais, bons filhos, bons pais, enfim boas pessoas, sempre buscando ser referência e influência positiva para quem nos segue.

Traço marcante de sua personalidade?
Acredito que algo marcante em mim é ser um romântico desde o berço, com seis anos de idade já ouvia clássicos românticos do Julio Iglesias e era encantado pela beleza da minha professora e de algumas coleguinhas de escola. Enfim, todos trazemos na alma traços marcantes da nossa personalidade, é algo que nos acompanha em todas as nossas existências, a minha acredito que seja veneração pelo amor, pela paixão.

Do que precisa para ser feliz? 
Me sentir amado e ver a felicidade das pessoas que amo.

Eu gosto, curto e adoro! 
Eu gosto de estar em família, curto muito viajar e adoro ver a felicidade das minhas filhas.

Conheça um pouco mais de Odair através do seu dicionário:

A de Analógica. Antes do mundo ser digital a gente tinha que fazer comunicação de forma totalmente analógica e não podemos esquecer do aprendizado desta época.

B de Business. Na comunicação o foco deve ser sempre o negócio.

C de Consumidor. Pra lembrar de quem é que manda na coisa toda.

D de Diálogo. Ainda é a melhor forma da gente se entender. 

E de Estratégia. Ações bem planejadas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

F de Força. Porque o mercado não é para os fracos.

G de Gowth. O Crescimento deve ser a busca constante.

H de Habilidade. Cada um tem as suas e a junção delas e que nos faz um time vencedor.

I de Inteligência. Fundamental em qualquer estratégia.

J de Job. Aqui o que não falta é trabalho. Quando chega alguém novo na equipe a gente já avisa, te prepara que não vai ser fácil.

K de Kunde. Empresa que me abriu as portas quando era apenas um menino e onde aprendi inúmeras coisas que trago comigo até hoje.

L de Liberdade. Para criar, para pensar, para se expressar, enfim pra tudo.

M de Maturidade. Orgulho de o tempo ter trazido um pouco dela para mim.

N de Namorar. Nem só de trabalho vive um publicitário. 

O de Otimismo. É uma força poderosa que deve nos acompanhar sempre.

P de Propósito. Cada marca ou empresa deve saber claramente qual é o seu.

Q de Quadro. Pra lembrar do meu passado de artista plástico.

R de Resultado. Só ele justifica nosso trabalho.

S de Soluty. Estar aqui entre tanta gente talentosa é inspirador.

T de Talento. É o que nos torna especial em algo.

U de União. Unir esforços, talentos e objetivos esse deve ser sempre o sentido de equipe.   

V de Valor. Tudo que fizemos na Soluty, estratégias, ações, design refinado, comunicação assertiva, é para buscar valor às marcas que atendemos. 

W de Workaholic. Acho que herdei isso do meu pai Rudi. Sou um viciado em trabalho. Mas quando estou em casa procuro não me envolver em assuntos da agência, então quando recebo whats de clientes procuro responder rapidamente com algo como “segunda a gente vê isso cedinho”. 

X de Xampu. Cuido bem dos meus volumosos cabelos loiros. hahahaha 

Y de Yoga. Acho que preciso fazer isso, pra controlar minha ansiedade. 

Z de Zodíaco – É impressionante como meu signo, leão, mostra traços certeiros da minha personalidade.

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