Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Alfabeto Joana Rodrigues

Publicado em 03/12/2021 10h01 - Atualizado há 2 anos - de leitura

Linda, jovem e recém-formada em Nutrição Joana Rodrigues está feliz da vida e cheia de projetos e propósitos.

A santa-rosense conquistou o canudo em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria, e sua mãe Sandra Rodrigues está feliz da vida com a conquista da filha. A profissional já está realizando atendimento nutricional com foco em comportamento alimentar, com atendimentos on online e na Clínica Svelare.

WhatsApp: 55 996773622 e instagram  @nutri.joanarodrigues

A VOICE Jornal Noroeste conversou com Joana que nos fala sobre suas escolhas, projetos e sonhos. Confira!

O que levou você escolher a profissão de nutricionista?

Sinceramente, não teve nenhum motivo especifico. Queria algo na área da saúde que não precisasse estar em contato com sangue. Daí surgiu a opção de Nutrição. Minha família tem um histórico de pessoas que trabalham com alimentos, seja em restaurante, engenharia e até mesmo na nutrição, talvez por isso foi algo tão intuitivo para mim. Hoje consigo perceber que a nutrição me escolheu, por diversos motivos.

A começar pela minha alimentação, sempre fui muito seletiva com a comida, apesar de não achar que isso fosse um problema, hoje entendo que era. Não comia alimentos que normalmente são adorados e fazem parte da cultura alimentar brasileira, como arroz e feijão, queijos, carne moída e tinha pavor em experimentar comidas novas ou marcas que eu não costumava consumir. Melhorar minha alimentação me ajudou a lapidar diversos outros fatores da minha vida e me tornou quem sou hoje.

Quais são seus propósitos e o que espera como recém-formada?

Meu maior propósito na nutrição é ajudar quem quer melhorar sua alimentação cultivando uma relação mais gentil e consciente com a comida. E como recém formada eu espero conseguir ajudar as pessoas a melhorarem sua alimentação e terem liberdade alimentar, algo que eu prezo muito.

Proporcionar aos meus pacientes a liberdade de escolher qualquer alimento considerando seu aspecto nutricional partindo de um ponto de cuidado e carinho com o corpo, ao invés de punição ou proibição.  

A profissão de Nutricionista mudou muito nos últimos anos, e se tornou muito importante para as pessoas seguirem dietas e alimentação completa devida a esse mundo feito de comidas embaladas e processadas? Como avalia tudo isso?

Realmente a profissão de nutricionista vem mudando no passar dos anos, e mostra-se cada vez mais importante no contexto que vivemos. O Guia Alimentar para a População Brasileira, literalmente nos guia para a orientar sobre as práticas alimentares mais adequadas, promover saúde e prevenir doenças relacionadas à alimentação. Ele traz a classificação dos alimentos pelo seu grau de processamento. Uma classificação que surgiu recentemente e mostra-se cada vez mais essencial para termos uma alimentação equilibrada.

O guia traz a regra de ouro, “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. Para exemplificar, o termo “alimentos ultraprocessados” se refere a formulações industriais fabricadas a partir deposições derivadas de alimentos ou sintetizadas de outros fontes orgânicas. Eles geralmente contêm pouco ou nenhum alimento integral, são prontos para consumo ou aquecimento, e são gordurosos, salgados ou açucarados e empobrecidos em fibra dietética, proteína, vários micronutrientes e outros compostos bioativos.

A orientação para evitar alimentos ultraporcessados é relacionada com a composição nutricional desbalanceada, por serem ricos em gorduras, açúcares e sódio e podre em fibras. Esses componentes são fatores que tendem a obstruir as artérias, principalmente alimentos com alto teor de gorduras saturadas, hidrogenadas e trans. Essa classe também muitas vezes é subestimada em relação a sua quantidade de quilocalorias (kcal). E por consequência a ingestão de calorias por grama é muito maior do que a gasta, assim acumulando em nosso corpo em forma de gordura e ocasionando em obesidade.

Assim, o nutricionista tem papel essencial em orientar a população sobre suas escolhas alimentares em relação a isso. Porém como a “regra” coloca, devemos preferir esses alimentos, mas nossa alimentação não será única e exclusiva disso o que nos leva ao ponto chave de uma alimentação saudável: o equilíbrio. 

As dietas de emagrecimento saudável e definitivo devem ser, sempre com alimentos saudáveis e controlados?

Hoje entendemos que para um emagrecimento saudável precisamos ir muito além de uma dieta bem calculada, com alimentos saudáveis e “controlados”. Inclusive a palavra ”controle” não é uma orientação que surge durante as consultas, visto que todo o excesso de controle/ restrição vai gerar um descontrole.

Existem diversos fatores que contribuem para o emagrecimento, como qualidade do sono, prática de atividade física, estresse, microbiota intestinal e principalmente o comportamento alimentar. Então, eu diria que muito mais que um plano alimentar bem adequado, precisamos entender “como”, “por que”, “quando” a pessoa come. Para que a partir disso possamos estabelecer uma rotina alimentar sustentável e individualizada para o paciente.

Como deve ser um Plano Alimentar Saudável?

Um plano que esteja de acordo com as características do modelo biopsicossocial, ou seja, que englobe e considere as variantes biológicas, psicológicas e sociais de cada pessoa.

Que inclui alimentos, e não exclui grupos alimentares. Que seja sustentável, ou seja, totalmente adequado para as preferências alimentares e rotina do paciente. Que seja abrangente em macro e micronutrientes (vitaminas e minerais). E que permita que ele tenha autonomia alimentar, que a pessoa, a partir de uma orientação, saiba escolher qual a melhor opção para ele no momento que está.

“A nutricionista auxilia e se empenha em analisar e identificar os nutrientes benéficos ao seu organismo. Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde e um estilo de vida mais natural”. Como avalias esta afirmação?

Eu concordo, o papel da nutricionista vai muito além de apenas “fazer dieta” como a maioria das pessoas pensam. O compromisso com o paciente é promover saúde e isso pode sim ser feito através de um plano alimentar, mas também existe outras maneiras. Como o uso de ferramentas (diário alimentar, cronograma de hábitos, etc.) que nós auxiliam a melhorar a relação da pessoa com a comida, mudando seu olhar e entendimento sob os alimentos. Bem como fazer educação alimentar e nutricional, para que o indivíduo possa ter autonomia na sua alimentação.

Você indica fazer suplementação na alimentação?

Como tudo na nutrição, depende. Suplementos alimentares são literalmente o significado da palavra: “o que serve para suprir alguma falta”. E a partir disso é preciso avaliar qual o motivo dessa falta e se é possível suprir com o próprio alimento, o qual sempre será a primeira opção. Caso não seja, então avaliamos qual o melhor suplemento, dose, posologia de maneira individualizada.

O maior erro das pessoas é tomar suplemento sem orientação de um profissional. Além de, na maioria das vezes ser um gasto desnecessário, excesso de alguns nutrientes também podem resultar em doenças.

Como é dizer para um paciente: “Escolha o que lhe faz bem”?

Escolha o que faz bem para teu corpo, mente e alma.

Na nutrição fala-se muito sobre os benefícios dos nutrientes, mas se esquece que os alimentos também podem nutrir nossa alma. Por isso quando consideramos “escolher o que lhe faz bem” precisamos estar em “paz com a comida”. Quando digo isso me refiro que é preciso entender que nem todos os alimentos são nutricionalmente equivalentes, mas podem ser moralmente equivalentes. Ou seja, nem sempre a opção mais nutritiva irá te fazer sentir bem neste momento, e está tudo bem.

Um hábito que não abre mão?

Tomar café da manhã com a mesa posta, calma e consciência.

Quem é a Joana do dia a dia, família, trabalho...

Apensar de estar diariamente falando nos stories e feed do Instagram, sou bastante introvertida. Tenho poucos e bons amigos, gosto de conversar sobre diversos assuntos com eles e estar na companhia da minha família. Amo dormir e acordar cedo, aproveitar a luz do dia. Gosto de ter rotina, sou extremamente metódica com organização e amo fazer listas. Sou bastante perfeccionista com o meu trabalho, o que muitas vezes me atrapalha, mas também faz com que eu entregue sempre o meu melhor.

Eu adoro e curto?

Adoro passar o dia assistindo séries que já vi como Friends, The Office, Gossip Girl. Gosto de produzir conteúdo para as redes sociais, viajar, cozinhar, escutar música, tomar café da manhã e movimentar meu corpo.

 

Conheça um pouco mais de Joana Rodrigues através do seu dicionário:

A de alimentos, meu instrumento de trabalho.

B de betaglucana, fibra alimentar com propriedade funcional, foco do meu TCC.

C de comportamento alimentar, a abordagem dos meus atendimentos.

D de diferentes, formas, corpos, pensamentos, vidas e aparências.

E de escuta ativa, técnica essencial durante um atendimento de qualidade.

F de flexibilidade, habilidade que precisamos ter na nossa alimentação e vida.

G de guia alimentar para a população brasileira, o qual contribui para a orientação de práticas alimentares que visem à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

H de honestidade, qualidade que prezo muito.

I de individualidade, o que prezo muito em meus atendimentos.

J de julgamento, o que não existe durante as consultas.

K de ketchup, alimento que não gosto.

L de lealdade, o que prezo em meus relacionamentos.

M de mãe, minha base e a quem eu devo tudo.

N de nutricionista, minha profissão que tenho tanto orgulho.

O de óleos essenciais, prática que me acalma nos dias mais difíceis.

P de protagonista, o papel que meus pacientes exercem em seus processos de mudança.

Q de qualidade, o que busco ter em tudo que faço.

R de resiliência, importante habilidade para mudança de hábitos.

S de saciedade, sensação fisiológica que precisa ser respeitada.

T de terapia nutricional, área que atuei no meu estágio no Hospital Universitário de Santa Maria.

U de único, assim como cada paciente e seus processos de mudança.

V de vitalidade, resultado de uma alimentação saudável e equilibrada.

W de wanderlust, do alemão “forte desejo de viajar” e conhecer lugares diferentes.

X de xícaras, sou apaixonada e tenho coleção.

Y de Yuval Harari, um autor que gosto muito.

Z de zinco, micronutriente importante para o sistema imunológico.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 10 horas

28/03/2024

há 13 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 10 horas

28/03/2024

há 13 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias