Blog Taci Vargas
Blog Taci Vargas
Taci Vargas



Saúde

Como fortalecer sua imunidade

Publicado em 14/05/2020 10h22 - Atualizado há 2 meses - de leitura

      Nestes tempos de pandemia, é uma ótima oportunidade para empreendermos uma série de atitudes para fortalecer nossas defesas naturais, pois assim como acontece com as outras viroses de inverno, mais cedo ou mais tarde no decorrer deste ano, estaremos nos defrontando com o corona vírus. Quanto mais saudáveis estivermos, mais chances teremos de nos tornar apenas portadores assintomáticos de mais um vírus sazonal, como realmente vai ser com a maioria das pessoas.

      Neste artigo estarei abordando de forma prática e resumida várias dicas nesse sentido:

1) Estilo de vida: caso a pessoa tenha um vício, como fumar, é o momento oportuno para abandonar maus hábitos. Se vem se tratando para doenças crônicas como diabetes, é melhor dar mais atenção em seu controle. Se vem em tratamento com imunossupressores, para doenças auto-imunes, seria o caso de conversar com seu médico pra revisar da real necessidade de ficar usando corticoides, por exemplo, que reduzem a imunidade.

Mantenha-se bem hidratado, não esperando ter sede e ingerindo no mínimo 2 l de água por dia, de boa qualidade, filtrada e se possível alcalinizada. Uma ótima dica é logo de manhã cedo tomar 1 copo de água com um limão espremido. Alimentação: como regra geral, a recomendação é reduzir consumo de carboidratos em geral, como farináceos, massas, e doces em geral. Ingira frutas, verduras e legumes em geral. Aumentar consumo de proteínas, presentes em ovos (4 a 6 por dia) e carnes em geral (alternar o consumo de carnes brancas e vermelhas). Quanto ao uso de gorduras, é importante revisar antigos conceitos, aumentar o uso das gorduras saudáveis, saturadas, como óleo de coco, azeite de oliva, amêndoas, nozes e abacate. No preparo dos alimentos usar banha ou óleo de coco. E evitar gorduras trans presentes nos óleos vegetais industrializados, margarinas, e na maioria de alimentos processados. Em meu canal do Youtube e Facebook apresento vídeos com mais detalhes nestes assuntos.

2) Atividade física: como você vai sair da quarentena ? Mais obeso? Mais sedentário? Não adianta a gente ficar achando desculpas, mas sim, nos disciplinar em desenvolver ações pró-ativas pensando em qualidade de vida. Você pode caminhar na rua, conforme sua condição física atual. O melhor seria alternar 100 metros de caminhada e 100 metros de uma corrida leve, sempre procurando exigir um pouquinho mais, para ir melhorando sua capacidade aeróbica. Se possível acrescente algum tipo de musculação e para finalizar faça alongamentos. A frequência deve ser no mínimo 3 vezes por semana. Para quem deseja reduzir o peso, o vinagre de maçã orgânico é ótimo. Além de fazer o jejum intermitente. Eu explico com mais detalhes estas sugestões nos meus canais já citados acima.

3) Selecionei 10 importantes suplementos naturais para fortalecer nossa imunidade.

1º Vitamina D3 : a dica é tomar sol sem protetor solar por 15 a 20 minutos entre 11h e 14h, expondo 40 % da pele diretamente aos raios UVB solares, e sem a interferência de vidraças. Mas quem por “n” motivos não toma sol, é recomendado suplementar-se com vitamina D3 de 5 a 10 ml  UT por dia. Isso depende dos níveis sanguíneos que no exame de sangue deve estar no mínimo em 40 ng/ml.

2º Vitamina C: presente em cítricos, principalmente no limão e acerola. Recomenda-se a suplementação em torno de 1g 2 vezes aos dia.

3º Vitamina A: presentes em frutas, verduras, legumes, ovos. Pode ser suplementada na dose aproximada de 6 a 8 ml UI / dia.

4º Cloreto de magnésio: a suplementação pode ser na forma de sal para ser diluído em água ou em cápsulas de cloreto de magnésio PA 500 mg – 1 cápsula ao dia.

5º Zinco: cápsulas na dosagem de 30 a 50 mg ao dia.

6º Iodo: existe o iodeto de potássio: 3 gotas ao dia em um pouco de água.

7º Óleo de coco: pode ser usado 4 a 8 cápsula ao dia.

8º Alho e cúrcuma que são temperos e podem ser encontrados na forma de extrato em cápsulas 2 a 4 por dia.

9º Própolis: pesquise no Youtube sobre os efeitos desse produto fantástico. A própolis verde é a mais valorizada ou então a marronzinha mesmo. Usa-se em torno de 10 a 20 gotas por dia, em um pouco de água morna, para aproveitar mais seus grumos. Também pode ser usada para cicatrização de ferimentos, para bochechos em aftas e estomatites, em fungos, espinhas, etc.

10º Ozonioterapia: tem inúmeros benefícios maravilhosos. Para sua aplicação requer o aparelho especial e um terapeuta habilitado. E já existe disponível em Horizontina, Três de Maio e Santa Rosa.

Bom, eu não estou recomendando a auto-medicação, o seu médico poderá lhe orientar melhor no uso desses suplementos.

4) Gerenciamento emocional: primeiramente é importante entendermos nossa fisiologia, pois quando ficamos ansiosos, com medo ou preocupados com algo estaremos emitindo estímulos neurológicos para nossa glândula adrenal produzir o hormônio cortisol, que afeta nossa imunidade e a adrenalina que pode desencadear vários sintomas ou somatizações, como palpitações, elevação da pressão arterial, sufocação, gastrite, etc. O stress é um mecanismo natural, o problema é quando esse estado de tensão torna-se prolongado e repetitivo, o qual vai gerando um desgaste energético.

Resumidamente, o que fazer? Primeiro você precisa reconhecer que está sendo afetado pelo stress e gerar uma intenção positiva de “aquietar a mente” ou seja desenvolver alguma estratégia para   preservar sua integridade psíquica-emocional.

Vamos a algumas dicas:

     Exercite essa sabedoria ancestral: Senhor, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, a força e determinação para mudar aquilo que estiver ao meu alcance e sabedoria para distinguir as duas situações. Monitorar constantemente seus próprios pensamentos, descartando o negativo, os medos, as interrogações, etc... E gerando sim uma expectativa positiva dos acontecimentos.

 E para finalizar um rápido exercício para dissolver o estado de tensão acumulada: Em um lugar sossegado, numa posição confortável, se observe, identificando esse núcleo de tensão interna que desencadeia seus sintomas e se proponha a se livrar disso da seguinte forma, faça em torno de 5 a 10 respirações amplas e forçadas, inspirando pelo nariz e soltando a ar rapidamente pela boca e procure visualizar mentalmente a saída dessas emoções reprimidas. A seguir continue com uma respiração calma, profunda e bem compassada por pelo menos 5 minutos, procurando relaxar todo seu corpo e gerando pensamentos tranquilizadores. Algo assim: aquietando a mente, tranquilizando o coração, harmonizando meu sistema emocional. Antes de terminar veja-se envolto na Luz da Fonte celestial, sinta-se amparado, protegido. Agradeça pela vida e por todas as experiências vividas.

5) Uma boa noite de sono: todos sabemos da grande diferença entre uma noite bem dormida e outra mal dormida. Vale a pena investir em uma boa noite de sono natural, livre do efeito de sedativos, os quais afetam a fase REM do sono e criam dependência. Recomendações, para que você tenha uma ótima noite de sono.

*Crie seu ritual de dormir num mesmo horário, assim gera-se um condicionamento mental.

*Naquela hora que antecede ir pra cama já vá diminuindo a exposição luminosa. Tenha uma meia luz em seu quarto pra hora de dormir.

*Reduza ao máximo pontos luminosos como da TV e ar condicionado. Ou use uma faixa escura nos olhos ao deitar na cama.

*Disciplina mental é essencial pra hora de dormir e o principal é não levar seus problemas pro quarto, ou como diz o ditado, evite dormir com o inimigo. É uma questão de respeito pelo templo de sua alma, que é seu corpo.

       Para muitas pessoas pode ajudar muito tomar um chá de melissa, passiflora ou maracujá com uma colher de chá de mel. Também pode ser usada a melatonina 3 a 5 mg 1h antes de dormir. O mais recomendável é uma janta leve ou lanche noturno pelo menos três horas antes de deitar. E a noite evite produtos com cafeína, achocolatados, chá verde ou escuros que contenham catequina.

       Se você é daquelas pessoas com pensamento acelerado e estiver em meio a situações estressantes, vou sugerir um exercício que pode ajudá-lo à desligar  sua mente. Já acomodado para dormir, concentre-se apenas em desenvolver um movimento respiratório bem calmo e profundo com o propósito de dissolver todo o stress retido em seu corpo e sua mente. E inicie uma contagem regressiva a partir do número 99 da seguinte forma: ao inspirar conte mentalmente e visualize o número 99. E ao expirar calma e pausadamente conte e visualize o número 98. No próximo ciclo respiratório, 97, 96 e assim consecutivamente. Porém requer disciplina mental, pois aquela parte viciosa da sua mente tentará continuar matraqueando. Dessa forma você estará instalando uma espécie de senha para dormir.

Dr. Gentil Brandão de Souza CRM12940

Desenvolve um modelo de medicina integrativa, preventiva. Uso da modulação hormonal e terapia para transtornos comportamentais.

 Atendimento: Santa Rosa- Clínica Florescer, agendamento pelo fone 99979.3760

Horizontina- Centro Clínico Oswaldo Cruz, fone 3537.1958 

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Atividades das Escolas Estaduais em tempos de Covid-19

Beatriz Cancian Milbradt - Coordenadora da 17ª CRE, fala sobre a reestruturação e maneira de trabalho das escolas estaduais, diante da pandemia do novo coronavírus.

há 6 horas


Mulheres Inspiradoras

há 6 horas


Três meses da unidade coronavírus no Hospital Dom Bosco

ontem