Gauchada buena

Publicado em 18/09/2020 16h08 - Atualizado há 4 anos - de leitura

A revolução farroupilha continua polêmica. Mas ela tem o mérito de ter moldado um tipo humano, o gaúcho brasileiro. Digo “brasileiro” porque temos gaúchos uruguaios, argentinos e até paraguaios. Nós, gaúchos brasileiros, em setembro lembramos da revolta contra o império, lá no século 19.

Na longa guerra em que estivemos envolvidos há coisas que não nos orgulham. A batalha de Porongos, por exemplo, foi uma chacina contra os farrapos negros. O grupo dos “Lanceiros Negros” era uma força militar notável, formada principalmente por escravos. Uma contradição, pois a revolução defendia o liberalismo (na época, eram ideias revolucionárias), e o liberalismo era contra a escravidão. Pois os lanceiros foram desarmados por Canabarro e massacrados pela violência de Duque de Caxias. O incidente determinou o fim do movimento farroupilha e ficou como uma mancha vergonhosa na história brasileira.

Ao contrário do que gostamos de imaginar, o próprio movimento farroupilha não foi algo que uniu os gaúchos. Muita gente ficou ao lado do império, muita gente traiu, e muitos gaúchos lutaram contra outros gaúchos. Não foi um movimento amplo e popular (como poderíamos chamar hoje em dia).

Pois mesmo sendo organizado por fazendeiros, para defender os interesses deles, o movimento acabou derrotado. Deixou, porém, na alma gaúcha valores e sentimentos dignos, como o apreço pela liberdade, a rebeldia contra o império (o que ajudou na formação da república) e moldou um povo que gosta de política e que cultiva suas tradições originárias.

Andejo, aventureiro, insubmisso, nobre, guerreiro e campeiro. O gaúcho gosta destes adjetivos, embora em tempos de aramados e plantações de soja estas características lembrem mais o passado do que o presente. Ficarão como valores nossos, além de coisas como a pilcha, o churrasco e o fogo de chão. Dá pra se sentir um verdadeiro gaúcho, nem que seja apenas em setembro.

Atualmente, uma das “marcas registradas” do Rio Grande é o xis na chapa. Acho que teve origem no hamburguer (que veio de longe), mas por aqui foi levado à chapa e prensado, com ingredientes diversos. Dizem que o xis com coração de frango só existe por aqui. Aliás, a palavra “xis” é, evidentemente, uma abreviação de “cheesburger” ou “cheeseburger”, um lanche clássico americano.

Pois até esta iguaria já está avançando além das nossas fronteiras. Algum tempo atrás estive numa lanchonete no norte de Santa Catarina, e o atendente, percebendo de onde eu vinha, perguntou: “Quer o xis prensado?”. O chapista tratou, então, de fazer o xis à moda gaúcha. Coisa mais boa, tchê!

Ah, não podemos esquecer que o gaúcho tem entre suas marcas registradas o gosto por contar causos. Pois vamos lá. Dizem que Genivaldo era tímido e atrapalhado nas palavras, principalmente em ambientes mais sérios (o causo é antigo, mas lembrei agora). Pois quando chegava num velório, dava um “branco” no Genivaldo e ele ficava sem saber o que dizer aos parentes do defunto, e às vezes pisava na bola. Certa feita entrou na casa e aproximou-se do caixão, ao lado da viúva tristíssima, e disse:

“Comadre, como se deu essa tragédia?”

“Pois veja... matou-se!”

“Ahhnn, que lástima. Foi com tatuzinho?”

“Não, compadre... Usou carrapaticida...”

“Ahhnn... também é bão...”

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 30 minutos

28/03/2024

há 4 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 17 horas

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 30 minutos

28/03/2024

há 4 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 17 horas

27/03/2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 2 dias