De tudo um pouco

Publicado em 21/12/2021 17h17 - Atualizado há 2 anos - de leitura

Assim como comentei o assunto, tempos atrás, quando a estátua do Cristóvão Colombo havia desaparecido, preciso registrar que ela voltou a vigiar a entrada da cidade, lá na avenida Borges de Medeiros. Recuperada e em um novo pedestal. Ficou bacana. Aplausos, pois.

Mas ouvi comentários desabonadores ao coitado do Cristóvão, sob alegações de que o navegador teria iniciado o genocídio de indígenas na América Central, lá no século 16. Há controvérsias. De fato, ele chegou ao novo território em 1492, e depois anunciou à Europa a incrível descoberta. Porém, morreu em 1506, com 55 anos. Nesse período fez três viagens à América, sempre imbuído de religiosidade, pois achava que sua missão era expandir o catolicismo. E também levou muito ouro para a Espanha, como bem sabemos.

O genocídio generalizado, porém, podemos creditar ao posterior projeto de dominação espanhola, que foi de uma selvageria inominável. É provável que Colombo tenha contribuído pouco para isto.

===

Aliás, nem podemos falar mal do Colombo. No Brasil continuamos a matar índios depois de 520 anos da chegada de Cabral. E parece que não temos vergonha disto....

===

Se você acha que a vida do Papai Noel é fácil, está enganado. Em Ijuí, no último dia 12, a chegada do bom velhinho seria apoteótica. Ele chegou de helicóptero e saltou de paraquedas na região do complexo poliesportivo onde muita gente o aguardava. Mas ocorreu o inesperado. Rajadas de vento jogaram o Papai Noel sobre um arvoredo, estragando a festa.

Nada de mais grave ocorreu. O velho está bem e a uma emissora de rádio comentou: “Não devia ter aposentado as minhas renas”.

===

Pois a editora Café Pequeno, aqui de Santa Rosa, acaba de tirar do forno o livro “O violão pampeano de Lucio Yanel”, escrito por José Daniel Telles dos Santos. Um registro valioso sobre a vida deste músico excepcional.

O Lucio é um correntino radicado no Brasil há muito tempo. Premiado e aplaudido mundo afora, é considerado um dos pilares da música instrumental do sul da América, e vem sendo influência importante na formação de inúmeros músicos aqui do Rio Grande e dos países vizinhos.

O livro, portanto, vem enriquecer a nossa cultura musical. Uma notícia boa, sem dúvida.

===

Perguntaram para o Joãozinho:

“Tu sabes a nacionalidade do Papai Noel?”

Prontamente o moleque respondeu:

“Ele vem do Polo Norte. Portanto, é um polo-nortista...”

===

Vou morrer e não vou ver tudo. A velha frase, bem conhecida nossa, serve para a situação criada em Rio Branco, no Acre. Como acontece em muitas cidades, lá também existe, há anos, uma casinha do Papai Noel na praça central. Desde que foi colocada lá, a casinha era pintada de vermelho e branco. Pois o atual prefeito decidiu que as cores seriam, a partir deste ano, as cores do seu partido, o PP. A casinha foi então pintada de azul. A população está revoltada e o caso foi parar na Justiça. O Brasil sempre teve, e sempre terá, um folclore político imenso. O que apenas comprova que a nossa vida política é mesmo provinciana e atrasada.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 9 horas

28/03/2024

há 12 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 9 horas

28/03/2024

há 12 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias