De tudo um pouco

Publicado em 04/12/2021 10h25 - Atualizado há 2 anos - de leitura

O escritor Jeferson Tenório, que mora em Porto Alegre, é um dos nomes consagrados na literatura brasileira atual. Já era conhecido nacionalmente, mas dias atrás ganhou o prêmio “Jabuti 2021”, tido como a mais respeitável premiação literária do país. Pois o Jeferson é ex-aluno da UFRGS e entrou na universidade com a primeira turma do programa de cotas raciais.

Vale lembrar que a política de cotas nas universidades sempre trouxe à tona o preconceito brasileiro, um preconceito quase eterno vindo daquelas pessoas mergulhadas num poço de inveja. O Jeferson Tenório certamente já foi chamado de “bandido” e “vagabundo” em algum momento da sua vida, mas não deu ouvidos e seguiu em frente, para sorte e alegria de todos nós. 

Outro exemplo: tenho um amigo que também entrou na universidade pelas cotas, oriundo de uma família muito pobre. Hoje é engenheiro e trabalha na Alemanha porque no Brasil a sua área de atuação não tem apoio. É mais um daqueles talentos que os gringos levam embora.

O fato é que as cotas estão revelando muitos talentos de que o Brasil precisa e que estavam sufocados pelo preconceito e discriminação. Isto, sim, é mérito...

===

Aliás, falando em mérito, continua em tramitação o projeto que praticamente acaba com os concursos públicos no Brasil. Por isso é que existe uma campanha midiática covarde contra os servidores. A imprensa brasileira se presta a este tipo de manipulação.

Mas o que existe por trás disso é outro projeto. O projeto de livre nomeação de afilhados, apadrinhados e cabos eleitorais, envolvendo um contingente de 1.000.000 de pessoas, segundo alguns cálculos. Sem concurso, pois. É a velha e conhecida história de grupos se apoderando do Estado, em busca de verbas, de “emendas”, de altos salários, de negócios privados às custas do Tesouro. Querem o fim do mérito. Essa história nós já conhecemos desde os tempos de Getúlio Vargas.

===

Estamos em dezembro, o mês que passa mais depressa. O ano se despede, mas a pandemia continua por aí, incomodando-nos. Talvez seja o momento para reflexão. Será que estamos aprendendo algo com tudo isto? Será que basta voltar ao antigo “normal”? Ou podemos esperar uma nova forma de viver?

Nas empresas, o grande aprendizado é o trabalho em equipe. Há quem esteja no trabalho de frente, outros em home office. Mas o êxito de todos agora depende do espírito de colaboração e apoio recíproco.

No âmbito familiar, aprendemos a distribuir afeto, a abraçar, a conversar, a valorizar os momentos com aqueles que nos amam. Afinal, a pandemia nos ensinou que tudo isto pode não ser possível na próxima semana.

Socialmente, foram incontáveis as iniciativas para reduzir o sofrimento daqueles que perderam familiares, dos que perderam seus empregos e dos que hoje enfrentam a miséria. Uma sociedade minimamente saudável deve ser solidária.

No convívio social, aprendemos a respeitar espaços e distanciamentos. Também aprendemos a cuidar de nós mesmos, seja pelo uso da máscara, seja pela higiene pessoal e cuidados com a imunidade orgânica.

Bom, estou dizendo tudo isto como se fosse uma situação ideal, como se tudo isto estivesse de fato acontecendo. Acredito que em parte é verdade. Em parte, porém, ainda há um estranho desleixo, como se um dia tudo fosse voltar ao que era antes. Pois eu garanto: não voltará. Aqueles que são capazes de aprender, de rever seu modo de vida, de tirar lições destes tempos difíceis, estes sobreviverão. E podem se tornar os líderes das novas relações pós-pandemia. De tanto ver loucos varridos e negacionistas, eu tenho um grande desejo de encontrar apenas pessoas sensatas no futuro. Tenho certeza de que são muitas...

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 17 horas

28/03/2024

há 20 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 17 horas

28/03/2024

há 20 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias