Cuidado com a gôndola!

Publicado em 17/01/2022 09h18 - Atualizado há 2 anos - de leitura

Há mais ou menos seis anos houve uma polêmica (com repercussões jurídicas) envolvendo as barras de chocolate. Aquelas deliciosas barras que compramos no supermercado. Na ocasião os fabricantes reduziram o tamanho (e o peso) das barras de chocolate, e o preço não mudou. Parece que a história terminou num acordo.

Pois agora a história está se repetindo, e sem nenhum controle. Recente pesquisa feita nos supermercados em Porto Alegre mostrou que as embalagens estão diminuindo de tamanho em produtos como leite condensado, aveia, farelo de aveia e até no pão de sanduíche. Aquele “waffer” que as crianças adoram está muito menor. As barras de chocolate estão mais finas. Até o açúcar já tem embalagem de 800 gramas (outra malandragem contra o consumidor). Pacotes de biscoito, que tradicionalmente tinham 200 gramas, agora aparecem com até 120 gramas. Ah, e fique atento na metragem do papel higiênico, que também diminuiu! O rolo pode acabar naquele momento mais necessário!

Também já existem diversos processos no âmbito do Ministério da Justiça sobre outro problema, no qual o fabricante mantém a embalagem, mas reduz a quantidade de produto colocada lá dentro. Só para citar dois exemplos: a batata palha extrafina da Elma Chips teve redução de 16% no seu peso, e o refil de Omo líquido reduziu em 10%.

Esclarecendo, pois. O fabricante tem o direito de reduzir peso e tamanho de seus produtos. No entanto, o Código do Consumidor determina que ele deve esclarecer correta e claramente o consumidor, durante um período de seis meses. É isto o que não vem acontecendo. O consumidor, que já está esfolado pela inflação, sente-se atordoado diante da gôndola do supermercado.

===

A palavra “gôndola” designa aqueles barcos que transitam na histórica Veneza, na Itália, transportando casais apaixonados e turistas deslumbrados. Formam o cenário para passeios turísticos e casamentos românticos. Aliás, em 2020 a prefeitura de Veneza reduziu o número de passageiros para cinco pessoas, e a explicação é bem curiosa. O peso dos turistas vem crescendo gradativamente, e os grupos de turistas gordos tornaram os passeios mais arriscados. Deve ser excesso de macarrão! 

Pois ninguém sabe dizer por que aqui, no Brasil, as prateleiras dos supermercados receberam o nome de “gôndolas”. Talvez o cara que pela primeira vez montou um mercado tenha visitado Veneza pouco antes. É uma hipótese. Outra explicação é que, séculos atrás, em Veneza, as gôndolas eram a forma de abastecimento da cidade, trazendo mercadorias do continente. É uma explicação mais razoável.

===

Pois em meio à inflação e economia debilitada, o setor de supermercados é um dos raros que fechou o ano com crescimento. Mas como explicar isto? Primeiramente, não significa que as vendas foram espetaculares. Em alguns momentos, houve queda. No geral, porém, o ano foi positivo em termos de faturamento. O fator elogiável, além de novas lojas, foi que os supermercados preservaram o nível de emprego, algo em torno de 600 mil pessoas no Brasil.

  A explicação é que as pessoas consumiram mais (o que inclui a pandemia e o isolamento), mas também porque tiveram de descartar (ou adiar) planos de gastos extras como viagens e troca de bens duráveis. A renda já não suporta certas aventuras. O consumo doméstico (comida e bebida) ajudou a manter a dinâmica deste setor da economia.

Fico imaginando que o que deve ter aumentado no período é o ponteiro da balança... Por isso, cuidado com a gôndola, mas também com a balança!

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

28/03/2024

há 2 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 15 horas

27/03/2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

NTV

Vídeos recomendados

28/03/2024

há 2 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 15 horas

27/03/2024

ontem

Ponto e Contraponto - 26/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 2 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 2 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 2 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 2 dias