Blog Bem Te Vi
Blog Bem Te Vi
Bem Te Vi



Blog

Eleições 2020

Publicado em 14/09/2020 09h09 - Atualizado há uma semana - de leitura

# Partidos estão oficializando seus candidatos majoritários. Dos oito, seis estreiam numa eleição desse nível e dois retornam à disputa.

# Orlando Desconsi (PT) e Rodrigo Colla (PSDB) já disputaram o cargo de prefeito em eleições passadas.

# Anderson Mantei (PP) e Carlos Alberto Benedetti (Republicanos) vão para a primeira disputa.

# Os candidatos à vice das quatro chapas são estreantes em disputa majoritária: Aldemir Ulrich (MDB), Gelson Waier (Democratas), Marcão (PSB) e Sônia Conti (PCdoB).

# PP oficializou apenas 17 candidatos à vereança. Estranho para um partido que se considera detentor da maior militância em Santa Rosa. É claro que até o registro da lista podem ser acrescidos mais nomes, mas será algo apressado.

# E o PSDB? Só oito candidatos à vereança? É muito pouco para um partido que encabeça chapa majoritária.

# MDB disputa a segunda eleição majoritária indicando o vice. Em 2016 teve Valdemar Fonseca como vice de Colla. Em 2020 apresenta Aldemir Ulrich para vice de Mantei.

# De 1992 para cá, o MDB disputou seis vezes a prefeitura encabeçando chapa. Venceu em 92 com Osmar Terra e em 96 com o saudoso Júlio Brum de Oliveira. Perdeu em 2000 com Júlio, em 2004 e 2008 com Neusa Kempfer e em 2012 com Alberto Tomasi.

# Isso significa que o MDB não manda na prefeitura de Santa Rosa há 20 anos.

# Cidadania, liderado por Miro Jesse, teve dificuldades para compor uma lista de 23 candidatos proporcionais. É que tinha 28 nomes e teve que convencer alguns a não concorrer em 2020.

# PCdoB vai para a terceira eleição com candidatas à vice. Venceu uma e perdeu outra com Sandra Padilha. Neste ano vai de Sônia Conti.

# E o PCdoB conseguiu formar uma lista com 22 candidatos à vereança, número para uma sigla que está consolidada.

# PT constitui em 2020 a maior lista de pretendentes na história local (19). Porém, com candidato majoritário deveria chegar a 23 nomes.

# PL vem com pretensões: 14 candidatos a vereadores estreando em pleitos locais.

# PDT mantém seu raio de ação com 15 candidatos à vereança, número bom à sigla trabalhista.

# Existe uma espécie de ameaça do tipo “vamos divulgar os nomes dos vereadores que votarão a favor do repasse de R$ 2,5 milhões ao Hospital Vida & Saúde”.

# Gostei da bronca! Vamos divulgar, com destaque, quem votar CONTRA o projeto que beneficia um hospital que é nosso.

# O Conselho Municipal de Saúde, que reúne nomes das mais variadas procedências político-partidária se posicionou a favor do projeto.

# Afinal, quem não deseja o Hospital Dom Bosco sendo incorporado ao Hospital Vida & Saúde com dinheiro público? Nem de longe o repasse é ilegal ou inconstitucional. E muito menos imoral, porque o debate é público. Até as galinhas que dormem cedo conhecem a essência das discussões.

# Se não é ilegal, imoral e nem inconstitucional, o que levaria um vereador a votar contra?

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Situação das pontes e estradas de Santa Rosa

Entrevista com o Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, Valmiro Eisen, que faz um balanço da situação das pontes e estradas do município de Santa Rosa (RS).

há 2 horas


Pluma Brindes 33 anos

há 2 horas


Leilão de bens inservíveis

há 2 horas