Diversos

Publicado em 14/08/2020 19h52 - Atualizado há 4 anos - de leitura

Pesquisa. No Brasil, mal termina uma eleição, começa outra. A Suécia, um dos países mais democráticos e desenvolvidos do mundo, realiza eleições a cada quatro anos para os três níveis de governo. A Covid-19 criou condições para alterar o quadro do país, de eleições de dois em dois anos. No entanto, interesses mesquinhos falaram mais alto. Daí já terem começado as pesquisas para as eleições de 2022. É cedo. Pesquisas mostram o momento, que se altera, para cima ou para baixo, com o andar da carroça. Hoje, pela PoderData, Bolsonaro é favorito com 38%, superando Moro, Haddad, Ciro, Mandetta, Doria e Dino. O 2º turno seria entre Bolsonaro e Moro. Restaria ao PT um dilema: apoiar o inimigo (Bolsonaro) ou seu algoz (Moro). Surpresa a preferência por Bolsonaro? Não. Ele completou ano e meio de governo sem um caso de corrupção. O eleitor cansou com administradores corruptos. Ademais, o auxílio emergencial (R$ 600) deu a Bolsonaro o título de pai dos pobres, até aqui reservado a Getúlio e Lula. É que, para os milhões de famintos descobertos pela pandemia, um prato de comida tem mais valia que um hospital. Já escrevi: Lula, com muito menos (bolsa família) por pessoa, se reelegeu, elegeu e reelegeu Dilma. Por isso, o programa assistencial em vigor, se definitivado, dará à 2ª eleição de Bolsonaro um contingente eleitoral que lhe era hostil em 2018. 

Coronavírus. O coronavírus “pegou” a todos desprevenidos, inclusive os cientistas. Segurança no combate ao vírus, somente com a vacina. No entanto, leigos e alguns médicos apostam no tratamento homeopático, recusado pela medicina tradicional. A propósito, o prefeito de Marau trata com remédio à base de cânfora. Argentinos receitam a moringa para elevar a imunidade. No nosso Parque de Exposições, 300 árvores da espécie crescem. Já o prefeito de Itajaí, médico, adotou contestado ozônio, utilizado em 250 doenças. Compreendo: quem está no inferno abraça o diabo. Mas agora surgiu um decretado de luto, do Congresso, para marcar os 100 mil óbitos. É ato hipócrita. Faz da dor uma metáfora (regozijo) para atingir o presidente. A invés dessa demagogia, o Congresso melhor faria se decretasse, junto com governadores e STF, a “mea-culpa”.

Pela culatra. O tiro que os governadores estaduais desferiram no presidente, referente à política de combate ao vírus, saiu pela culatra. O objetivo - alcançado, a princípio, com a cumplicidade do STF - era esvaziar o governo central. Alcançaram na teoria, fracassaram na prática. Lembremo-nos: os governadores avocaram a política da saúde, usurpando direitos do governo federal. Só que se esqueceram do dia seguinte: a fatura. Esculhambaram a economia e não evitaram a pandemia. Agora, os mesmos, a começar por Eduardo Leite, terceirizam os ônus que assumiram. A contradição é clara: fecharam quase tudo; no pico infecioso, abrem. Mas, para isso, querem os prefeitos lhes descalçando a bota.

Errata. Na semana passada, no último parágrafo do meu artigo, escrevi: “Por esse caminho, o Brasil começa a ser preparado para repetir, para com seus pró-homens da Lava-Jato, os EUA para com Eliot Ness (principal agente da operação que botou Al Capone, o chefão da máfia, na cadeia), que condenar Eliott, seu herói nacional, a morrer pobre e em desgraça pública por contrariar poderosos.” O erro está em, depois do parêntesis, ao invés de vírgula, dois pontos, e ao invés “que condenar”, condenou ... A correção não é do conteúdo; é da concordância. A Lava-Jato, ameaçada por contrariar interesses de poderosos, há pouco provocou mais reação com a quebra do bico dos tucanos Alckmim e Serra. Tal qual Lula & Cia., alegam perseguição. Coitadinhos!

Reminiscências. É o novo livro do Dr. Leopoldo Justino Girardi, o filho de Leopoldo e Albina (Rodeio/SC). Li de um sopro só. É o autorretrato de um homem de fé. A leitura é acessível, própria de obra escrita por autor culto. Parabéns, Dr. Girardi, cidadão que lá atrás se despiu da batina eclesiástica, mas não das vestes de cristão fervoroso.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 24 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 24 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias