A Coxilha canta, o Musicanto emudece

Publicado em 07/08/2021 09h31 - Atualizado há 3 anos - de leitura

Cruz Alta tem seu festival de música nativa, a Coxilha Nativista. Sua 41ª edição foi realizada de 28 a 31/07/21. Em função da pandemia provocada pelo coronavírus, este ano se realizou pelo formato virtual. Segundo veiculado, foram selecionadas 20 canções entre as 485 inscritas. Como novidade, a edição deste ano foi comemorativa aos 200 anos de emancipação do município. Venceu o festival o músico Jari Terres com Peão Mensual por Ofício, canção interpretado por Cristiano Fantinel, conquistando o troféu Érico Veríssimo. Em síntese, a Coxilha Nativista cantou parabéns a Cruz Alta. Já o Musicanto não consegue cantar parabéns a Santa Rosa nos seus 90 anos. Que pena!

Voltando no tempo, na década de 1980, o Estado RS vivia a era dos festivais. Em Santa Rosa, em 1983, um grupo diminuto de idealistas pensou em também realizar um evento do gênero. Esses eventos eram promovidos, em geral, em dois locais: 1) em auditório para o concurso de músicas inéditas e 2) em acampamento para cultores da arte, troca de culturas e lazer. Daí o nome Cidade de Lona. Santa Rosa tinha os dois ambiente - diga-se en passant - com invejável infraestrutura: o Centro Cívico, à época sem nome, ainda cheirando à tinta, construído pelo saudoso prefeito Antônio Carlos Borges, e o parque de exposições Alfredo L. Carlson. O sonho do pequeno grupo, em condições adversas, foi avalizado por um jovem prefeito, o saudoso Erni Friderichs.

As dificuldades da época para esse tipo de promoção, friso, eram imensas. Não havia lei de incentivo à cultura. Mas o prefeito bancou a ideia, para muitos uma aposta no escuro: se desse certo, consagrava o prefeito; se desse errado, liquidava o prefeito. Deu certo, e à medida em que demonstrou ser um inovador projeto cultural, as adesões se multiplicaram. Lembro que a ideia inicial era a de um festival nos moldes de outros realizados no Estado. No entanto, graças à coordenação entregue a Luiz Carlos Borges recebeu a formatação sul-americana. O impacto foi grande. A imprensa gaúcha e brasileira, ao tempo em que elogiava o arrojo dos criadores do novel evento, dizia que era o festival certo no lugar errado. Aliás, próprio de quebra de padrões tradicionais.

Em suma, com a cara e a coragem, Santa Rosa inovou e, inovando, surpreendeu. Formatou um evento que não só se irradiou para além das fronteiras do RS (logo passou a ter canções vindas de GO, MG, SP, BA, MT, RJ, TO etc) como também do Uruguai, Argentina, Chile, Equador etc. Lembro também que, no aporte financeiro, foram gigantes o saudoso João Pulcinelli (revendedor Ford), patrocinador de um automóvel ao 1º lugar por nove edições seguidas, uma atração extra para os compositores, e o do saudoso Oscar Buttembender (indústria Ervateira Vier) no patrocínio dos impressos.

Passados 38 anos, como gostaria de, no dia 10 de agosto, ouvir o Musicanto cantar Santa Rosa! Pois é ..., mas neste ano não dá mais. Não há tempo. E no ano que vem? Também não. Segundo a Fenasoja, somente em 2023. Nossa! Isso frustra qualquer projeto de elevar o Musicanto à condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Caindo na real, Santa Rosa tem projetos econômicos que orgulham: Fenasoja, Hortigranjeiros, Indumóveis, mas falta a percepção de que o Musicanto é um evento cultural - por ser criação humana por excelência - mas também econômico. Que o digam os donos de bares, restaurantes e hotéis; prestadores de serviço etc.

Como diz Luiz Coronel, “Um mundo sem arte é um rio sem peixes”. Parafraseando o poeta gaúcho, que já teve poema seu musicado, concorrendo no Musicanto, afirmo que sem música o mundo é um rio sem peixes prestes a secar. O Mar Morto (Israel, Palestina e Jordânia), assim denominado por não ter vida, é um exemplo: tem prazo de validade.

Prefeito Mantei, Vossa Senhoria que vem administrando com competência o Município, nos festejos dos 90 anos de emancipação político-administrativa bem que poderia dar um presente à cultura sul-americana: anunciar a realização anual do Musicanto como programa de governo, através da Prefeitura ou a quem o Poder Público municipal delegar competência. Por que não, prefeito, já para 2022, sob sua presidência, seguindo Osmar Terra quando prefeito?

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

22/04/2024

há 23 horas

Destaques da Semana - 19/04/2024

há 4 dias

19/04/2024

há 4 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

22/04/2024

há 23 horas

Destaques da Semana - 19/04/2024

há 4 dias

19/04/2024

há 4 dias

18/04/2024

há 5 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas