Garupa inicia serviço neste sábado

A partir de hoje os usuários já poderão simular e chamar a carona pelo app.

Garupa inicia serviço neste sábado

 

O Garupa — aplicativo de mobilidade semelhante ao Uber começa a operar em Santa Rosa  partir do sábado, 03  de novembro;

A abertura do sinal para Santa Rosa acontece junto ao Festival Noroeste de Cerveja Artesanal. A partir de hoje os usuários já poderão simular e chamar a carona pelo app. A ferramenta já pode ser baixada no Google Play ou App Store, para realizar um cadastro rápido. As corridas terão taxa a partir de R$ 7,60.

Para o sócio operador de Santa Rosa e região, Marcos Vinícius Kraulich, o Garupa proporciona facilidade para o deslocamento de toda a população, sendo uma opção econômica e segura. O empresário diz que além de ser muito intuitivo e fácil de usar, pois todo processo de simular o valor do trajeto, chamar, acompanhar a corrida e até pagar com cartão de crédito é feito pelo smartphone através do app”

O serviço foi contestado pela associação de taxistas da cidade. Segundo Vilmar Zancan, representante da categoria, esse tipo de transporte precisa a aprovação da Câmara para funcionar. Vilmar diz que não entendeu como eles têm data para começar a operar, pois na prefeitura, todos desconhecem o empreendimento.

Os empreendedores, responsáveis pelo Garupa, afirmam que estão assegurados por uma lei federal. Foi o que reiteraram em visita de cortesia ao prefeito Alcides Vicini e ao diretor de trânsito Carlos Lozekan. O sócio do aplicativo Fábio Luís Schallenberger diz que  trata-se de um serviço privado, e isso não passa pelo legislativo.

Fábio salienta que o Garupa já abriu cadastrou motoristas na cidade e que o cadastro permanece aberto. Há uma série de critérios a seguir para ser um motorista, em conformidade com a Lei Federal 13.640/2018 que regulamenta os aplicativos de mobilidade urbana em todo o país. O candidato, por exemplo, não pode ter antecedentes criminais e deve possuir observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na carteira de habilitação. Já o veículo deve ter quatro portas, ar-condicionado, seguro, documentação em dia e menos de 10 anos de uso.