Chuva, finalmente

Santa Rosa fechou setembro com menos de 20 mm na cidade

Chuva que cai desde a manhã de hoje em Santa Rosa ainda é pouca para suprir a carência hídrica de setembro.
Chuva que cai desde a manhã de hoje em Santa Rosa ainda é pouca para suprir a carência hídrica de setembro.

 Ainda é cedo e pouco para ser contabilizada a recuperação hídrica nesta parte do estado com a chuva fraca que começou a cair na manhã desta quarta-feira, 02. Setembro foi um dos meses mais secos dos últimos anos.

O mês que terminou na segunda-feira, 30, registrou apenas 19,5 milímetros de chuva na zona urbana de Santa Rosa, de acordo com dados repassados pelo colaborador Verno Knüppe. Na cidade de Tuparendi foram apenas 11 mm, segundo apurou Iraldino Gaviraghi. Em setembro de 2018 choveu 146 milímetros aqui.

O engenheiro Jairton Dezordi, chefe da área técnica da Cotrirosa, avaliou o cenário: “estamos vivendo uma época de transição, na qual as culturas de inverno estão deixando as lavouras e as de primavera/verão estão iniciando seus ciclos. É difícil satisfazer as duas culturas ao mesmo tempo com relação ao fornecimento de água” começou. “A falta de chuva em setembro não comprometeu o trigo, uma cultura de inverno, porque não precisa de muita umidade e se aproxima do final de seu ciclo. Já para as lavouras de milho recém-plantadas a ausência de umidade é prejudicial”, concluiu.