Santa Rosa registrou 47 casos de meningite nos últimos oito anos

Seis desses casos evoluíram para óbito, número considerado baixo pelos órgãos de saúde.

Santa Rosa registrou 47 casos de meningite nos últimos oito anos

Santa Rosa tem registrados em seu histórico 47 casos de meningite nos últimos oito anos, segundo informações da enfermeira da vigilância em saúde, Kátia Kafka Reis. Seis desses casos evoluíram para óbito.

Os registros da cidade indicam que no ano de 2010 ocorreram sete casos e um óbito; 2011 foram quatro casos e um óbito; 2012 foram cinco casos, em 2013 e 2014 seis casos cada; em 2015 nove casos e um óbito, 2016 três casos, 2017 sete e, até o momento, em 2018, três casos, todos foram a óbito.

A meningite é uma doença que ocorre pela inflamação nas meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas e também por agentes não infecciosos. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas ou roxas na pele.

Nos bebês ocorre irritação, vômitos, sonolência, perda de apetite e abaulamento da moleira. Segundo Kátia, a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite, principalmente quando é bacteriana. “É importante evitar locais fechados, com aglomeração de pessoas, e reforçar a higiene das mãos, especialmente ao manipular alimentos” destacou.

Desde 2010 o SUS oferece quatro vacinas que protegem contra meningite no calendário nacional de vacinação: BCG, com uma dose ao nascer; pentavalente, com doses aos dois, quatro e seis meses de vida, meningocócica C, aos três e cinco meses de idade, e aos 12 e 13 anos e a Pneumocócica conjugada 10-valente, aos dois, quatro e seis meses de vida.

Na rede privada, ainda é possível encontrar a Meningo B, indicada a partir dos 2 meses, e a ACWY, que deve ser dada a partir dos 3 meses, com três doses no primeiro ano de vida e reforço aos 12 meses, 5 e 11 anos. As vacinas variam de R$ 380,00 a R$ 590,00, aproximadamente.