Mais de 97% dos medicamentos da lista municipal são disponibilizados pela FUMSSAR

No ano de 2018 a FUMSSAR consolidou os processos de controle e aquisição dos medicamentos.

Os medicamentos disponíveis aos usuários do SUS vai sanar diversos problemas que eram enfrentados
Os medicamentos disponíveis aos usuários do SUS vai sanar diversos problemas que eram enfrentados

O processo iniciou em 2017, onde foi implantado procedimentos, indicadores e acompanhamento de ações de controle de estoque e de aquisição, mostram a consolidação do processo, que envolve o almoxarifado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais locais de entrega. Todas as atividades efetuadas no decorrer do período, fez com que o resultado no ano de 2018, fechasse em 97,29% de disponibilidade.

Várias ações foram executadas, como: Definição do canal de distribuição, monitoramento semanal do percentual de disponibilidade, implementação dos processos logísticos (recebimento, conferência e separação), definição de responsabilidades dos setores, planejamento das compras e acompanhamento nos fornecedores, implantação de previsão de compras nos fornecedores, organização do estoque com implementação do programa 5 Ss, e implantação de controles de estoque com inventários mensais nas UBS.

Segundo o diretor de Gestão Estratégica e responsável pelo processo, Ademir Rosa, o trabalho está consolidado, porém precisa ser acompanhado da mesma forma, todas as semanas para que evite pular etapas. “É gratificante atingir um resultado assim, vendo o avanço gradativo da disponibilidade dos medicamentos e da acuracidade do estoque”. O foco agora é melhorar ainda mais o processo de inventário nas UBSs, aproveitar o conhecimentos de algumas pessoas, pois já temos UBS que atingiu um percentual acima de 97% do estoque correto.

O presidente da Fundação Anderson Mantei reforça que com os medicamentos disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde vai sanar diversos problemas que eram enfrentados, com a falta de medicamentos na lista municipal, contribuindo com a melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.