Inicia a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A meta é vacinar em entre 800 e 900 crianças em Santa Rosa, de seis a 11 meses e 29 dias

Inicia a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A partir desta segunda-feira, 7, o Brasil vive a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos.

Segundo a diretora de Atenção Primária da Fundação Municipal da Saúde-FUMSSAR, Alice Klein a primeira fase vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. “A meta é vacinar em entre 800 e 900 crianças em Santa Rosa, de seis meses a 11 meses e 29 dias”, disse.

Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.