Ação mundial “Hepatite Zero” acontecerá neste sábado

As ações ocorrerão das 9h às 17h, com voluntários da área da saúde que estarão fazendo os testes na Praça da Bandeira, Tape Porã e no posto de combustível Garra.

Ação mundial “Hepatite Zero” acontecerá neste sábado

No sábado, dia 27, a comunidade de Santa Rosa, poderá fazer testes rápidos e gratuitos de Hepatite C. Das 9h às 17h, voluntários da área da saúde estarão fazendo os testes na Praça da Bandeira, Tape Porã e no posto de combustível Garra, localizado na Avenida Expedicionário Weber. O objetivo principal é atingir a população acima de 40 anos, pois essa é a faixa etária de maior prevalência da doença. O projeto, desenvolvido em conjunto pelo Rotary Club de Santa Rosa Terra da Soja, Rotary Club Santa Rosa, Rotary Club de Santa Rosa Amizade, Rotaract Club de Santa Rosa e Interact Club de Santa Rosa faz parte de uma ação mundial que visa erradicar as hepatites virais do mundo.

A Hepatite C é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática. A coordenadora do projeto, Rúbia Belincanta, destaca que o teste é primeiro passo para a cura. “A família rotária de Santa Rosa adota a campanha Hepatite Zero para que o maior número de pessoas tenha acesso aos testes”, explica Rúbia.

Rúbia Belincanta é quem coordena o projeto